Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares

Autores

  • Carlos Nogueira Fino

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7442

Resumo

O artigo procura compreender a razão pela qual Pinar (2005) considera que a pedagogia (pedagogy) e o papel dos professores beneficiam de um estatuto inflacionado nos estudos curriculares, que precisa de ser ajustado (apesar da dificuldade da tarefa), sendo a chave dessa compreensão o significado de pedagogia na cultura anglo-americana. Com a ajuda de Hamilton (1993, 1999), o artigo estabelece uma relação entre pedagogia e didática, respetivamente nas culturas anglo-americana e europeia. Como exemplo para a compreensão do que  pedagogia, apresenta-se o construcionismo de Papert, mostrando como ela pouco tem a ver com didática, tornando evidente que, caso Pinar se tivesse exprimido em
língua portuguesa, teria considerado que o que está efetivamente inflacionado nos estudos curriculares é a didática, devendo essa inflação ser corrigida.

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

Fino, C. N. (2017). Matética, pedagogia e o papel que ainda não têm nos estudos curriculares. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 27–36. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.7442

Edição

Seção

Número Temático: Pedagogia, inovação pedagógica e o papel que devem ter nos estudos curriculares