O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO/INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA

Autores

  • Adriane Cenci Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Aliete Oliveira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7538

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso que investiga a adaptação/inserção de crianças com deficiência em escolas de educação infantil (adaptação inclusiva) no município de Natal/RN. Para a coleta de dados se procedeu a observação com registros em diário de campo e entrevistas com pedagogas de duas instituições e com uma mãe de uma criança com deficiência. A análise dos dados, a partir da análise textual discursiva, levou a organização da discussão a partir das categorias: 1) primeiros dias da criança com deficiência na escola: a participação da família no processo de adaptação inclusiva; 2) o professor e o processo de adaptação: os desafios e estratégias para acolhimento inclusivo na educação infantil e 3) a relação entre os dispositivos legais e a realidade da adaptação inclusiva. Conclui-se que há dificuldades mais acentuadas na adaptação/inserção da criança com deficiência na educação infantil, embora essa dificuldade esteja para todas as crianças; necessitando assim de parcerias efetivas entre escola, família e educadores.

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Biografia do Autor

Adriane Cenci, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduação em Educação Especial (Licenciatura). Especialização em Gestão Educacional. Mestrado em Educação. Doutorado em Educação.

Aliete Oliveira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduação em Tecnologia e Gestão Comercial. Especialista em Docência para o Ensino Superior. Graduação em Pedagogia.

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Publicado

2018-09-21

Como Citar

Cenci, A., & Santos, A. O. dos. (2018). O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO/INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(27), 99–112. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7538

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua