O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO/INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7538Resumo
O artigo apresenta um estudo de caso que investiga a adaptação/inserção de crianças com deficiência em escolas de educação infantil (adaptação inclusiva) no município de Natal/RN. Para a coleta de dados se procedeu a observação com registros em diário de campo e entrevistas com pedagogas de duas instituições e com uma mãe de uma criança com deficiência. A análise dos dados, a partir da análise textual discursiva, levou a organização da discussão a partir das categorias: 1) primeiros dias da criança com deficiência na escola: a participação da família no processo de adaptação inclusiva; 2) o professor e o processo de adaptação: os desafios e estratégias para acolhimento inclusivo na educação infantil e 3) a relação entre os dispositivos legais e a realidade da adaptação inclusiva. Conclui-se que há dificuldades mais acentuadas na adaptação/inserção da criança com deficiência na educação infantil, embora essa dificuldade esteja para todas as crianças; necessitando assim de parcerias efetivas entre escola, família e educadores.
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