A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Andrecksa Viana Oliveira Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Nereida Maria Santos Mafra De Benedictis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luciana Amorim de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vilomar Sandes Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7619

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar as análises e perspectivas nas discussões sobre a formação docente por meio das narrativas autobiográficas, partindo do pressuposto de que a memória possibilita a construção e reconstrução, nos professores, dos significados de suas experiências, provocando mudanças em suas práticas docentes, levando-os a compreender mais a si próprios e aos outros sujeitos envolvidos no processo de ensino. A abordagem sobre narrativas autobiográficas abrange uma orientação teórico-metodológica bastante fértil no campo das ciências sociais e humanas. Nesse contexto, as memórias individuais e coletivas podem ser utilizadas na pesquisa em educação como parte do processo de produção de conhecimento relativo à formação docente. 

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Biografia do Autor

Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Doutora da área de Ensino do Departamento de Geografia e membro da Linha de Pesquisa Educação, Epistemologias e Processo de Ensino e Aprendizagem do Programa de Pós Graduação em Educação  da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Nereida Maria Santos Mafra De Benedictis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Doutora da área de Ensino do Departamento de Geografia e membro da Linha de Pesquisa Educação, Epistemologias e Processo de Ensino e Aprendizagem do Programa de Pós Graduação em Educação  da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Luciana Amorim de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Geografia e discente do Curso de Especialização em Análise do Espaço Geográfico pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Vilomar Sandes Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Doutor da área de Geografia Regional do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2018-03-29

Como Citar

Sampaio, A. V. O., De Benedictis, N. M. S. M., Oliveira, L. A. de, & Sampaio, V. S. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA AS DISCUSSÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(25), 239–248. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7619

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua