A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS NA CIDADE DO RIO GRANDE/RS (1861-1889)

Autores

  • Hardalla Santos do Valle Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas
  • Giana Lange do Amaral UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8632

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de abordar a instauração da Escola de Aprendizes Marinheiros na cidade do Rio Grande, nos anos de 1861 a 1889. São discutidos os princípios dessa instituição e suas ações de cunho correcional e de ensino de ofícios, destinados aos meninos desvalidos ou em situação de vulnerabilidade. Como alicerce teórico-metodológico utiliza-se a História Cultural, para a análise documental de decretos imperiais e dos jornais O tempo e Echo do Sul. Conclui-se que a disciplina e o ensino instaurados na instituição eram coerentes com a legislação e o contexto sociocultural vigente. Porém, a rigidez disciplinar aplicada aos meninos nem sempre promoveu os resultados esperados, esbarrando em ações de resistência.

 

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Biografia do Autor

Hardalla Santos do Valle, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Graduada em História licenciatura pela universidade Federal do Rio Grande. Graduada em História bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduada em Pedagogia pela Universidade Internacional.

Giana Lange do Amaral, UFPEL

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Pós-doutora pela Universidade de Lisboa.Bolsista Produtividade CNPQ/PQ2. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Graduada em História pela Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Valle, H. S. do, & Amaral, G. L. do. (2019). A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS NA CIDADE DO RIO GRANDE/RS (1861-1889). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 295–306. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8632

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua