A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS NA CIDADE DO RIO GRANDE/RS (1861-1889)

Autores/as

  • Hardalla Santos do Valle Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas
  • Giana Lange do Amaral UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8632

Resumen

O presente trabalho tem o objetivo de abordar a instauração da Escola de Aprendizes Marinheiros na cidade do Rio Grande, nos anos de 1861 a 1889. São discutidos os princípios dessa instituição e suas ações de cunho correcional e de ensino de ofícios, destinados aos meninos desvalidos ou em situação de vulnerabilidade. Como alicerce teórico-metodológico utiliza-se a História Cultural, para a análise documental de decretos imperiais e dos jornais O tempo e Echo do Sul. Conclui-se que a disciplina e o ensino instaurados na instituição eram coerentes com a legislação e o contexto sociocultural vigente. Porém, a rigidez disciplinar aplicada aos meninos nem sempre promoveu os resultados esperados, esbarrando em ações de resistência.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hardalla Santos do Valle, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Graduada em História licenciatura pela universidade Federal do Rio Grande. Graduada em História bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduada em Pedagogia pela Universidade Internacional.

Giana Lange do Amaral, UFPEL

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Pós-doutora pela Universidade de Lisboa.Bolsista Produtividade CNPQ/PQ2. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Graduada em História pela Universidade Federal de Pelotas.

Citas

BAGUET, Alexandre. Viagem ao Rio Grande do Sul. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 1997.

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CASTRO, César Augusto. Navegar é preciso: a Escola de Aprendizes Marinheiros no Maranhão Império. In: Anais do Congresso Brasileiro de História da Educação. O ensino e a pesquisa em história da educação – São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe; Aracaju: Universidade Tiradentes, 2007. Disponível em:

http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/652.pdf

CASTRO, Reginaldo. Companhia de Aprendizes Marinheiros do Piauí (1874-1915): história de uma instituição educativa. Teresina: EDUFPI, 2008.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1982.

__________________. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1997.

CESAR, Willy. A cidade do Rio Grande: do big bang a 2015. Rio de Janeiro: Topbooks, 2016.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: UNESP, 2000.

_________________. O ensino de ofícios no primórdio da industrialização. São Paulo: UNESP, 2005.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

FONSECA, Thais Nivea de Lima. Instrução e assistência na Capitania de Minas Gerais: das ações das câmaras às escolas para meninos pobres (1750-1814). In: Revista Brasileira de Educação. V. 13, n. 39 set/dez. 2008.

FRANCO, Luiz Antonio Carvalho. O ensino de ofícios manufatureiros dirigido aos menores abandonados: Brasil - 1870/1930. Dissertação de mestrado: PPGE-PUC/RS,1988.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em:

http://rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/273/281

LIMA, Solyane. Recrutá-los jovens: a formação de aprendizes marinheiros em Sergipe e Lisboa (1868-1905). Tese de doutorado: PPGE-UFMG, 2013.

LONER, Beatriz. Construção de classe: operários de Pelotas e Rio Grande (1888-1930). Pelotas: UFPEL, 2001.

LORIGA, Sabina. A experiência militar. In: LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude. História dos jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

LUCA, Tania de. História dos, nos, e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2010.

MACHADO, Gisele. Escreveu não leu, o pau comeu: a Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina. Dissertação de mestrado: PPGE-UFSC, 2007.

MALIKOSKI, Adriano e KREUTZ, Lucio. A cultura escolar como categoria de análise na produção de narrativas históricas sobre educação. Revista Textura Canoas n.32 p.245-260 set./dez. 2014.

MARCILIO, Maria Luiza. História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 1998.

MULLER, Meire Terezinha. O SENAI e a educação profissionalizante no Brasil. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, n.40, p. 189-211, dez.2010.

NASCIMENTO, Álvaro Pereira do. A ressaca da marujada: recrutamento e disciplina na Armada Imperial. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

SAMARA, Eni de Mesquita; TUPY, Ismênia. História & Documento e metodologia de pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

SILVA, Rosenilda Maria. Companhia de Aprendizes Marinheiros da Província do Piauí: história de uma instituição educativa. In: Anais do XII Simpósio Nacional de História (ANPUH), João Pessoa, 2003.

SILVA, Wandoberto Francisco da. O destino dos filhos pobres, órfãos e enjeitados de Pernambuco: as companhias de Aprendizes da Marinha (1847-1857). In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011

TORRES, Luiz Henrique. A casa da roda dos expostos do Rio Grande. Revista Biblos, Rio Grande, v. 20, 2006. Disponível em:

http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/724

____________________. História do município do Rio Grande. Rio Grande: Pluscom, 2015.

VENÂNCIO, Renato Pinto. Os aprendizes da guerra. In: DEL PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.

___________________. Famílias abandonadas: assistência à criança de camadas populares no Rio de Janeiro e em Salvador (séculos XVIII e XIX). Campinas, SP: Papirus, 1999.

Publicado

2019-01-01

Cómo citar

Valle, H. S. do, & Amaral, G. L. do. (2019). A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS NA CIDADE DO RIO GRANDE/RS (1861-1889). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(28), 295–306. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i28.8632

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua