ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.9228

Resumo

O artigo discute questões concernentes ao acesso, permanência e aprendizagem de conteúdos historicamente constituídos para estudantes marcados por uma história de segregação. Tendo como referencial teórico o materialismo histórico dialético, problematizam-se os sentidos atribuídos por famílias e professores à função da escola no processo de escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial inseridos no ensino médio. Para tanto, foram entrevistadas três famílias de estudantes público-alvo da educação especial que frequentam o ensino médio e professores envolvidos em seu processo de escolarização. Os dados, analisados a partir da análise de conteúdo (FRANCO, 2003), indicaram que quando se trata de estudantes com algum histórico de diagnóstico de deficiência ou transtorno a escola torna-se prioritariamente lugar de socialização e integração. Evidenciou-se que a apropriação dos conteúdos acadêmicos tem aparecido em segundo plano, de modo que quanto maior a dificuldade de lidar com o estudante, devido a inúmeros fatores, maior a tendência a limitar a função da escola à socialização.

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Biografia do Autor

Heloiza Iracema Luckow, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Graduada em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e Formação Docente - Getrafor.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora-pesquisadora da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, deficiência, educação, ensino e aprendizagem.

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Publicado

2019-08-08

Como Citar

Luckow, H. I., & Cordeiro, A. F. M. (2019). ENSINAR OU SOCIALIZAR: DILEMAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERIDOS NO ENSINO MÉDIO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(30), 171–188. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.9228

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua