TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.9301Resumo
Este trabalho tem por objetivo compreender como se dá a relação de antipatia da pesquisa em gestão educacional contra a gestão empresarial. Organizamos este texto a partir de três notas explicativas. A primeira delas é sobre um certo discurso marxista predominante na cultura metodológica da pesquisa sobre gestão educacional no Brasil. A segunda nota é a incongruência entre esta metodologia marxista e a meritocracia que determina a organização da educação republicana. A terceira nota refere-se à relação mal resolvida entre gestão escolar e a gestão voltada ao mercado. A pesquisa na gestão de mercado identifica problemas gerados por demandas dos consumidores que não são atendidas, a esse diagnóstico, segue-se uma proposta de possíveis soluções de mercado. Poderia a pesquisa em gestão educacional buscar soluções para os problemas em educação de forma tão objetiva?
Downloads
Referências
ALFONSIN, Jacques Távora. Como o Poder Judiciário sacia sua fome e garante sua casa. Revista Forum. 7 de novembro de 2015. Disponível em: http://abamf.com.br/abamf/arquivos/17934 acesso em 16 de julho de 2015
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, no. 113, 39-50, julho. 2001. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n113/a02n113.pdf> acesso em 14 de setembro de 2016.
ARROYO, Miguel G. Políticas Educacionais e Desigualdades: à procura de novos significados. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31 (113), 1381-1416, out.-dez/2010. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/17.pdf acesso em 16 de julho de 2015.
BARRETO, E. Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, v. 20 (44), 493-507, set./nov/2009.
CAMPOS, Maria Malta. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, v.39 (136), 269-283, jan./abr, 2009. Disponível em < file:///C:/Users/Ferreira/Downloads/283-936-1-PB%20(1).pdf> acesso em 14 de setembro de 2016.
CASTRO, J. A. De; SANTOS, C. H. M. Dos; RIBEIRO, J. A. C. (Org.). Tributação e equidade no Brasil: um registro da reflexão do Ipea no biênio 2008-2009. Brasília: IPEA. 2010. 514 p. http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_tributacaoequidbrasil.pdf, acesso em 11 jun. 2015.
DATA POPULAR/CNTE/APEOESP. Pesquisa: Educação: motor de um país melhor. São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.cnte.org.br/images/stories/2015/Apresentao_APEOESP_%20completa.pdf, acesso em 12 jun. 2017.
DUBET, F. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.34, n. 123, 539-555, set./dez, 2004.
DUBET, F.; DURU-BELLAT, M.; VÉRÉTOUT, A. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, Porto Alegre, v.14 (29), 22-70, Abr. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/v14n29/a03v1429.pdf, acesso em 11 jun. 2015.
FARENZENA, N.; CARDOSO, C. C. Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão da Educação Básica: produções discentes dos Programas de pós-graduação em educação da região Sul (2000-2010). Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 8 (15), 44–58, Jan./Jun, 2014.
GATTI, Bernadete. Pesquisa, educação e pós-modernidade: confrontos e dilemas. Cadernos de Pesquisa, v. 35 (126), 595-608, set./dez, 2005. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/v35n126/a04n126.pdf. Acesso em 14 de setembro de 2016.
KANT, I. O Que é Esclarecimento? (1784). Revista Espaço Acadêmico, n. 31, dez, 2003. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/031/31tc_kant.htm, acesso em 11 jun. 2015.
KUHN, T. S. As ciências naturais e as ciências humanas. In: ___. O caminho desde A Estrutura: ensaios filosóficos, 1970-1993, com uma entrevista autobiográfico. São Paulo: Editora da UNESP, 2006. 265-273.
___. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
Martins, José de Souza. A política do Brasil: lúmpen e místico. São Paulo, SP: Contexto, 2011.
___. Do PT das lutas sociais ao PT do poder. São Paulo: Contexto, 2016.
MARX, Karl. Crítica ao Programa de Gotha. Campinas: Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" Faculdade de Educação, 1875. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_fontes/acer_marx/tme_05.pdf, acesso em 12 jun. 2017.
PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36 (3), 763-778, set./dez, 2010. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a08.pdf> acesso em 24 de julho de 2016.
PIAGET, J.; Garcia, R. Psicogênese e história das ciências. Petrópolis: Vozes, 2011.
RICCI, Rudá. Lulismo: da era dos movimentos sociais à ascensão da nova classe média brasisleira. Brasília: Fundação Astrogildo Pereira, 2010.
SMITH, A. An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mc000250.pdf acesso em 11 jun. 2016.
SPOSITO, Marília Pontes; CARRANO, Paulo César Rodrigues. Juventude e políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Set /Out /Nov /Dez. No. 24. 2003. P. 16-39. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a03> Acesso em 24 de julho de 2016.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2017. São Paulo: Todos pela Educação; Editora Moderna, 2017. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br//arquivos/biblioteca/anuario_brasileiro_da_educacao_basica_2017_com_marcadores.pdf, acesso em 12 jun. 2017.
TRAGTENBERG, Maurício. Administração, Poder e Ideologia. São Paulo: Unesp, 2005.
TRAGTENBERG, Maurício. Burocracia e ideologia. São Paulo: Ed. UNESP, 2006.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura. O Perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam... UNESCO, São Paulo: Moderna, 2004. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001349/134925por.pdf, acesso em 11 junho de 2015.
WEBER, M. A ciência como vocação. In: ___. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. p. 154-183.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.