TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.9301

Resumen

Este trabalho tem por objetivo compreender como se dá a relação de antipatia da pesquisa em gestão educacional contra a gestão empresarial. Organizamos este texto a partir de três notas explicativas. A primeira delas é sobre um certo discurso marxista predominante na cultura metodológica da pesquisa sobre gestão educacional no Brasil. A segunda nota é a incongruência entre esta metodologia marxista e a meritocracia que determina a organização da educação republicana. A terceira nota refere-se à relação mal resolvida entre gestão escolar e a gestão voltada ao mercado. A pesquisa na gestão de mercado identifica problemas gerados por demandas dos consumidores que não são atendidas, a esse diagnóstico, segue-se uma proposta de possíveis soluções de mercado. Poderia a pesquisa em gestão educacional buscar soluções para os problemas em educação de forma tão objetiva?

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Biografía del autor/a

Evaldo Luis Pauly, Universidade La Salle

Doutor em Educação. 

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação

e do Curso de Pedagogia (Unilasalle). 

Gilberto Ferreira da Silva, Unilasalle, Canoas, RS

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação

e do Curso de Pedagogia (Unilasalle). Pesquisador do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação. 

Citas

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Publicado

2019-06-13

Cómo citar

Pauly, E. L., & Ferreira da Silva, G. (2019). TRÊS NOTAS EXPLICATIVAS PARA A CULTURA HEGEMÔNICA DE ANTIPATIA DA PESQUISA EM GESTÃO EDUCACIONAL EM RELAÇÃO À GESTÃO EMPRESARIAL. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(29), 263–278. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.9301

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua