UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

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DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9645

Resumo

Tratar da análise de discurso baseado na perspectiva foucaultiana a partir de uma narrativa de si é o objetivo desse artigo. Procurei descrever o percurso de minha aproximação com Foucault e como fui trabalhando determinados discursos da Educação, no processo de problematização, na análise dos enunciados em seu referente, na função-sujeito do discurso, nos campos correlatos ao discurso e na materialidade do mesmo. Em uma abordagem autobiográfica temática, utilizei-me de minhas memórias em relação a leituras que fiz de textos de Foucault e de alguns comentadores, bem como de textos que produzi na História da Educação para desvelar os desafios, as limitações e os significados em trabalhar análise de discurso na perspectiva desse autor.  Nesse percurso, foi possível em uma re-inventiva textual, enunciar também um discurso sobre Foucault na pesquisa em Educação

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Biografia do Autor

Maria Neide Sobral, Departamento de Educação Universidade Federal de Sergipe (UFS) — São Cristóvão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996), Doutorado Sanduíche pela Universidade Aberta, em Portugal (2006), Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e Pós-doutoramento na Universidade Aberta, em Portugal. É professora do Departamento de Educação e do Núcleo de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Sergipe. Tem trabalhos investigativos em História da Educação, Educação a Distância, Tecnologias da Informação e Ensino e Estudos Comparados de Natureza Intercultural.

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Sobral, M. N. (2019). UM DISCURSO SOBRE FOUCAULT NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 207–224. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9645

Edição

Seção

Seção Temática: Teorias Educacionais e Pesquisa em Educação