A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA EM ROUSSEAU

Autores

  • Rafaely Karolynne do Nascimento Campos UFS
  • Tacyana Karla Gomes Ramos UFS

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9654

Resumo

Em diferentes épocas e sociedades foram construídas ideias e representações acerca da criança e de sua infância, esses conceitos vêm se modificando assim como se modificam as sociedades. Nessa perspectiva, a concepção de infância pode ser entendida sob diversos olhares, tempos e espaços. O presente artigo discute o conceito de infância em Jean-Jacques Rousseau a partir da leitura da obra Emílio ou da Educação. Portanto, objetiva-se com esse trabalho compreender como Rousseau concebe o conceito de infância em sua época. A metodologia desse trabalho baseia-se na pesquisa de caráter bibliográfico. Analisamos o discurso de Rousseau acerca do conceito de infância, o qual defendia que a infância necessitava ser compreendida por ela mesma e não a partir das referências da categoria geracional dos adultos. 

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Biografia do Autor

Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, UFS

Doutoranda, Mestre em Educação e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. E-mail: rafakarolynne@yahoo.com.br

 

Tacyana Karla Gomes Ramos, UFS

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: tacyanaramos@gmail.com.br

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Campos, R. K. do N., & Ramos, T. K. G. (2019). A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA EM ROUSSEAU. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 239–250. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9654

Edição

Seção

Seção Temática: Teorias Educacionais e Pesquisa em Educação