FINALIDADE EDUCATIVA DO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE DURKHEIM: UM PER(IN)CURSO

Autores

  • Lynna Gabriella Silva Unger Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós Graduação em Educação
  • Lívia de Rezende Cardoso Universidade Federal de Sergipe/Departamento de Educação (DEDI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9659

Resumo

Este ensaio trata de reflexões que buscam articular as interseções entre o pensamento educacional cunhado por Durkheim, tomando como fio condutor a sua defesa a laicidade e a instauração da Educação como dever uno do Estado e o fazer educacional nacional atual, que reverbera nos moldes operantes do sistema de ensino brasileiro. Sem perder de vista o pano de fundo histórico que rege o tecer de sentidos e funcionalidades educacionais, o argumento central é que ainda há predominância de uma moral conservadora e religiosa que norteiam o funcionamento da Educação no Brasil, permeada por uma concepção de que a educação deva fomentar valores ligados a direitos de duas ordens: os ligados à cidadania e, por isso, ligados também a processos históricos e políticos específicos.

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Biografia do Autor

Lynna Gabriella Silva Unger, Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós Graduação em Educação

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), inserida na linha de pesquisa em Educação, Comunicação e Diversidade.

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe/Departamento de Educação (DEDI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e do Departamento de Educação (DEDI) da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica (GEPEC) da referida instituição. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social - na Linha de Pesquisa Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos - e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículos e Culturas (GECC) na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência na área de Educação e tem investigado infância, gênero, sexualidade, corpo e dispositivo em currículos sob olhares pós-críticos.

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Unger, L. G. S., & Cardoso, L. de R. (2019). FINALIDADE EDUCATIVA DO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE DURKHEIM: UM PER(IN)CURSO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 285–304. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9659

Edição

Seção

Seção Temática: Teorias Educacionais e Pesquisa em Educação