APLICATIVOS MÓVEIS PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • João Batista Bottentuit Júnior UFMA
  • Messiane Rose Correa Sá Menez UFMA
  • Luana Priscila Wunsch UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9812

Resumo

O presente trabalho integra as discussões do grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação e objetiva analisar as metodologias didático-pedagógicas expressas em aplicativos móveis que propõe meios de contribuição no processo de alfabetização e letramento. Por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, quantitativa e qualitativa, mediante um levantamento da produção disponível na WEB e análises de amostras de aplicativos móveis disponíveis no site do Google Play, a pesquisa está fundamentada em produções teóricas dedicadas tanto aos estudos sobre alfabetização e letramento quanto à integração das tecnologias da informação e comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental. Perante esta estrutura metodológica, emergiram resultados motivadores quanto à interação, dinâmica e ludicidade entre alunos e tais recursos. No entanto, sugerimos quanto à proposta didática a ampliação de conteúdos com atividades e jogos na perspectiva do letramento. Em face do exposto, esperamos que o estudo possa contribuir na reflexão sobre a temática, ressaltando a influência das transformações tecnológicas, decorridas da evolução humana no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

João Batista Bottentuit Júnior, UFMA

Doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico - Atual Coordenador Gestão 2018-2020) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão.

Messiane Rose Correa Sá Menez, UFMA

Graduanda do Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Maranhão.

Luana Priscila Wunsch, UNINTER

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias – PPGENT – UNINTER. Coordena o projeto de pesquisa "Formação do docente no contexto da sua prática: integração significa das tecnologias".

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Bottentuit Júnior, J. B., Correa Sá Menez, M. R., & Wunsch, L. P. (2019). APLICATIVOS MÓVEIS PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 37–56. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9812

Edição

Seção

Número Temático: Formação docente na era da mobilidade