Espaço escolar sob a visão das crianças: narrativas, percepções e representações
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.11853Abstract
O presente trabalho discorre sobre o modo como crianças da Educação Infantil veem e atribuem sentido ao espaço escolar. As discussões teóricas permeiam fundamentações que evidenciam caracterizações do espaço escolar, defendendo que estes espaços não devem ser pensados e organizados apenas pelo professor. O trabalho tem como objetivo analisar narrativas de crianças de quatro a seis anos sobre a organização dos espaços da escola que frequentam. A pesquisa foi realizada numa escola da rede municipal de uma cidade do interior baiano. O estudo tem como referencial teórico e metodológico contribuições de Passegi (2011), Ferraroti (1988), Horn (2011), Ariés (1981), Freire (2005), Vygotski (2003), dentre outros. O procedimento metodológico usado foi inspirado na abordagem (auto)biográfica, em que as narrativas infantis constituíram o dispositivo principal de recolha de informações. Com esta pesquisa foi possível constatar que o espaço precisa ser desafiador para que a criança possa despertar seu interesse, proporcionando o brincar, o criar, o imaginar, contribuído para a construção de seus conhecimentos.
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