Solidariedade ou tolerância? a recepção de futuros/as professores/as sobre as representações não heteronormativas nas mídias de entretenimento

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12928

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar e discutir, com base nas noções de tolerância e solidariedade, os posicionamentos de futuros/as professores/as do Vale do Sinos/RS sobre as representações das diversidades de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento. Os dados foram coletados em uma sessão de grupo focal e seis entrevistas individuais semiestruturadas. Realizamos a análise dos mesmos através da metodologia de análise de conteúdo. Identificamos que a maioria dos/as participantes se autodeclararam favoráveis às representações de diversidade de gênero e de sexualidade nas mídias de entretenimento. Contudo, algumas pessoas ressaltaram a necessidade de existirem limitações de circulação destas representações, como horários, evitar a veiculação em televisão aberta, entre outras. Isto nos leva a crer que seus posicionamentos se baseiam na tolerância e no discurso politicamente correto, o que pode estar mascarando uma convicção de superioridade e a tentativa de impor censuras de espaço, circulação e expressão às pessoas não heteronormativas.

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Author Biographies

Márcio José Testolin, Universidade Feevale, Novo Hamburgo. Rio Grande do Sul, Brasil.

Licenciado em Educação Física (2016) e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (2019), ambos pela Universidade Feevale.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale, Novo Hamburgo. Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos (2007) . Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003. Estuda diferentes mídias desde 1998. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale.

André Luiz dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Ciência do Movimento Humano e pós doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na mesma instituição. Coordena o Grupo de Estudos Sobre Cultura e Corpo (GRECCO) e o Grupo de Estudos sobre Relações de Gênero Educação e Violência (GERGEV), onde pesquisa temas afeitos à Violência de Gênero na escola.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9838-2558

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Published

2020-03-21

How to Cite

Testolin, M. J., Sanfelice, G. R., & Silva, A. L. dos S. (2020). Solidariedade ou tolerância? a recepção de futuros/as professores/as sobre as representações não heteronormativas nas mídias de entretenimento. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–20. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12928

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Publicação Contínua