Espetáculo corpo: uma possibilidade para compreender a corporeidade
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3260Abstract
Este artigo tem o intuito de apresentar um diálogo da corporeidade no processo de formação e aprendizagem dos estudantes de graduação em Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo como pressuposto teórico balizador os estudos da Fenomenologia de Merleau-Ponty cuja possibilidade de diálogo foi construída a partir da construção de um espetáculo: O Espetáculo Corpo. Inicialmente, numa breve introdução, falaremos do percurso que trilharemos ao longo do texto. Em seguida, com base principalmente nos estudos fenomenológicos de Merleau-Ponty, construiremos a base teórica do artigo. Num terceiro momento falaremos do Espetáculo Corpo, explanando sobre processo de criação das suas cinco edições, dialogando com depoimentos de estudantes que passaram por esse processo. Para coletar esses depoimentos foi feito uma pesquisa qualitativa exploratória, convidando as pessoas que desejassem fazer parte do trabalho a responder a seguinte pergunta geradora: Como o Espetáculo Corpo contribuiu na sua formação como professor(a) e na sua compreensão sobre a Corporeidade? No tópico final dialogaremos com depoimentos gerais sobre o Espetáculo em consonância com os estudos da corporeidade, vislumbrando desdobramentos para a formação em Educação Física.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.