Como as relações CTS são evidenciada nos textos complementares dos livros de Biologia

Authors

  • Tainan Amorim Santana
  • Lívia de Rezende Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3955

Abstract

Dentro do Ensino de Biologia, o Movimento CTS no currículo preocupa-se em estimular a tomada de atitudes pelo aluno, levando-o a participar da sociedade contemporânea. Sabe-se que os professores utilizam o livro didático como o instrumento principal que orienta o conteúdo a ser administrado. Tais ponderações em torno das interações CTS tornam-se ainda mais pertinentes quando se considera o contexto do livro didático. Assim, objetiva-se analisar as relações CTS existentes nos textos complementares dos volume 1, 2 e 3 da coleção Biologia Hoje, voltada para o Ensino Médico. Para isso, selecionou os textos complementares presentes nos 3 volumes e foram lidos na íntegra, observando os aspectos que os compunham. Diante disso, revelou-se que dos 176 textos analisados, 64 deles ocorreu a prevalência de aspectos científicos, 19 de aspectos sociais e apenas 1 retratou aspectos tecnológicos. Quando observamos a prevalência da interação entre os aspectos que compõem a tríade CTS, verificamos que apenas 3 dos 176 textos complementares se enquadravam na perspectiva CTS. Assim, percebe-se a necessidade de reconstruir para essa linha os livros didáticos produzidos no país, uma vez que, o enfoque CTS ajuda a tornar o aluno um elemento ativo no processo de ensino e aprendizagem.

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How to Cite

Santana, T. A., & Cardoso, L. de R. (2015). Como as relações CTS são evidenciada nos textos complementares dos livros de Biologia. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 77–88. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3955

Issue

Section

NÚMERO TEMÁTICO: Ensino de Biologia