A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3960Abstract
Este artigo visa a apresentar o resultado da análise de um exemplar de anúncio publicitário veiculado na internet, que teve como foco a construção de sentido em um texto multimodal. A investigação insere-se em uma pesquisa de doutorado que está sendo realizada no Programa em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP e que tem como objetivo maior subsidiar a elaboração de materiais didáticos para o ensino de gêneros textuais. O trabalho, ancorado principalmente no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD – (Bronckart, 1999/2003, 2006a), apoia-se ainda em Bakhtin (1992/2003), na teoria de Kress e van Leeuwen (1996/2006) sobre a Gramática do Design Visual (GDV) e nas contribuições de Leal (2011), que propõe o modelo de análise Semiótico Sociointeracional. Os resultados apontaram que prevalece, no material analisado, a presença de imagens como meio de persuasão, ainda que a produção de sentido tenha acontecido a partir da integração de elementos verbais e não verbais em um todo coerente.Downloads
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Pereira, Ângela M., & Bueno, L. (2015). A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 195–208. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3960
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