Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3976Abstract
Em que sentido podemos avançar quando incidimos sobre a docência em Ciências como processo que ultrapassa as exigências, prescrições e competências já estabelecidas na área? Que necessidades são evidenciadas quando interrogamos e escutamos os próprios professores narrando sua formação? Tendo como referencial os trabalhos de Josso e de Pineau, o objetivo do presente trabalho é refletir sobre potencialidades das narrativas (auto)biográficas nos processos formativos da docência em Ciências. A questão que motiva a presente reflexão é: que contrapartidas formativas podem emergir quando conectamos narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de docentes de Ciências? Além de contribuir com o debate acerca da utilização de narrativas (auto) biográficas em processos formativos docentes, concluí- mos que a reflexão aqui tecida pode fornecer as bases preliminares para um objeto em construção.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
Maknamara, M. (2015). Narrativas (auto)biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 99–108. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3976
Issue
Section
NÚMERO TEMÁTICO: Ensino de Biologia
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.