Processo investigativo sobre práticas pedagógicas para inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3978Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar os caminhos percorridos para evidenciar, nas práticas pedagógicas dos professores da USP, indícios que permitam vislumbrar a inserção da dimensão ambiental nos currículos de formação de professores de Biologia. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: o primeiro com a seleção das disciplinas, por meio da análise de ementas e programas, e o segundo mediante a análise dos depoimentos dos professores. As concepções e práticas dos professores foram verificadas através de entrevistas. Foi possível evidenciar, nas práticas pedagógicas, elementos que permitiam a inserção da dimensão ambiental nos currículos. Sobre ambiente e sustentabilidade, foram identificados: educação para gestão, para conservação e para emancipação. É prudente, ao tratar da dimensão ambiental, que seja considerada a forma como o conhecimento é adquirido e sua importância para a saúde da comunidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
Araújo, M. I. O., & Bizzo, N. (2015). Processo investigativo sobre práticas pedagógicas para inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Biologia. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 125–138. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3978
Issue
Section
NÚMERO TEMÁTICO: Ensino de Biologia
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.