RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Authors

  • Marina Battistetti Festozo Professora Adjunta da Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG. http://orcid.org/0000-0002-1580-164X
  • Ricardo Campos Queixas Bolsista BAT III do Projeto FAPEMIG, intitulado “Projeto ciência móvel para o museu de história natural da Universidade Federal de Lavras: Ações de divulgação científica nos municípios sul mineiros” – CHE APQ 00036/16.
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG.
  • Marilia Freitas de Campos Tozoni-Reis Professora Adjunta da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Botucatu/SP.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6677

Abstract

Recorremos à história para pesquisar as relações entre movimentações sociais e a concepção crítica da Educação Ambiental brasileira. Tomamos o materialismo histórico-dialético como referencial teórico-metodológico. Os dados resultam de pesquisa bibliográfica e de campo, entrevistando personagens da área de história ambiental e do ambientalismo europeu. Nossas pesquisas indicam que, em meio aos novos movimentos sociais, o movimento ambientalista assume novas críticas, ao uso de energia nuclear, à cultura política, aos modos de vida, etc. Estes movimentos contribuem com o aprimoramento da participação da sociedade e, portanto, com a sua formação política. O Brasil, apesar da longa história de exploração e tolhido por ditaduras, com o tempo, sintetiza ideais revolucionários locais e estrangeiros e se torna solo fecundo a um movimento crítico, inclusive na educação. A Educação Ambiental se fortalece junto a este movimento, articulando assim a questão ambiental à justiça, participação, emancipação social e sustentabilidade.

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Author Biographies

Marina Battistetti Festozo, Professora Adjunta da Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG.

Doutora em Educação para a Ciência, pela Faculdade de Ciências da UNESP-Bauru/SP, em 2015.

Atua no Setor de Educação Científica e Ambiental do Departamento de Biologia, da Universidade Federal de Lavras - MG.

Ricardo Campos Queixas, Bolsista BAT III do Projeto FAPEMIG, intitulado “Projeto ciência móvel para o museu de história natural da Universidade Federal de Lavras: Ações de divulgação científica nos municípios sul mineiros” – CHE APQ 00036/16.

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, em 2005.

Antonio Fernandes Nascimento Junior, Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras - UFLA/MG.

Doutor em Educação para a Ciência, pela Faculdade de Ciências da UNESP-Bauru/SP, em 2010.

Atua no Setor de Educação Científica e Ambiental do Departamento de Biologia, da Universidade Federal de Lavras - MG.

Marilia Freitas de Campos Tozoni-Reis, Professora Adjunta da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Botucatu/SP.

Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas, em 2000, e Livre-Docente em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, em 2009.

Aposentada como Professor Adjunto II da Universidade Estadual Paulista - UNESP, junto ao Depto de Educação do IB, Botucatu/SP, continua atuando no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência na FC, UNESP-Bauru/SP.

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Published

2018-01-19

How to Cite

Festozo, M. B., Queixas, R. C., Nascimento Junior, A. F., & Tozoni-Reis, M. F. de C. (2018). RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(24), 253–266. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6677

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua