BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: À CONTRAMÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM INOVADORES E INCLUSIVOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6828

Abstract

O texto trata da questão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de seus pressupostos enunciados sobre o que deve ser ensinado aos estudantes do Brasil pelas escolas de Educação Básica. Segundo o artigo 23 da LDBEN nº 9394/96, a Educação Básica pode se organizar de modos distintos e diversos para a promoção da educação. Essa abertura facultou às escolas com propostas de educação diferenciada a desenvolverem seus projetos pedagógicos fundamentados na autonomia, emancipação, liberdade, inovação e inclusão, tornando-se conhecidas como espaços de aprendizagem inovadores e inclusivos. Encontra-se, porém, na BNCC pressupostos que se apresentam opostos ao Art. 23, de modo a contrapor-se ao que vem sendo realizado por escolas que sustentam sua ação pedagógica pelo referido artigo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sílvia Ester Orrú, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Docente da Universidade de Brasília. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI).

References

BARROS, M. D. Matéria de poesia. Rio de Janeiro: Record, 2001.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 19 julho 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394. Brasília: Ministério da Educação, 20 de dezembro de 1996. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 18 jul. 2017.

BRASIL. Resoluçãoº 4, de 13 de julho de 2010: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2010. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6704-rceb004-10-1&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 18 julho 2017.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2014. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 18 julho 2017.

CALVO, A. H. Viagem à escola do século XXI: assim trabalham os colégios mais inovadores do mundo. São Paulo: Fundação Telefônica Vivo, 2016.

ELKONIN, D. B. Característica General Del Desarrollo Psíquico De Los Niños. In: SMIRNOV, A. A. E. A. Psicología. México: Grijalbo, 1969. p. 493-503..

FREITAS, L. C. D. BNCC: uma base para o gerencialismo-populista. Avaliação Educacional, 07 abril 2017. Disponivel em: <https://avaliacaoeducacional.com/2017/04/07/bncc-uma-base-para-o-gerencialismo-populista/>. Acesso em: 18 julho 2017.

GRAVATÁ (ORG.), A. Volta ao mundo em 13 escolas. São Paulo: Fundação Telefônica, 2013.

LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKII, L.; LURIA, A.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 2001.

LUNT, I. A prática da avalição. In: DANIELS, H. (. ). Vygotsky em foco: Pressupostos e desdobramentos. Campinas: Papirus, 1994. p. 219-252.

MEC. A construção da Base. Mec.Gov.Br, 06 abril 2017. Disponivel em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-construcao-da-base>. Acesso em: 18 julho 2017.

ORRÚ (ORG.), S. E. Por uma escola inovadora e inclusiva: desafios à educação do Século XXI. São Paulo: Librum, 2017a.

ORRÚ, S. E. A inclusão menor: um ensaio inspirado na Obra “Kafka”, de Deleuze e Guattari. Educação em Foco, Belo Horizonte, 19, n. 28, mai./ago 2016. 47-63. Disponivel em: <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1197/977>. Acesso em: 19 julho 2017.

ORRÚ, S. E. O Re-Inventar da inclusão: os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender. Rio de Janeiro: Vozes, 2017b.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1983.

SILVA, M. R. D. Disponibilizada a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular pelo MEC – abril 2017. ObservatoriodoEnsinoMédioUFPR, 06 abril 2017. Disponivel em: <http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/disponibilizada-a-terceira-versao-da-base-nacional-comum-curricular-pelo-mec/>. Acesso em: 18 jul. 2017.

SINGER, H. Afinal, o que os brasileiros precisam saber? Centro de Referência em Educação Integral, 26 junho 2017. Disponivel em: <http://educacaointegral.org.br/reportagens/afinal-o-que-os-brasileiros-precisam-saber/>. Acesso em: 19 julho 2017.

VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001.

Published

2018-03-29

How to Cite

Orrú, S. E. (2018). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: À CONTRAMÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM INOVADORES E INCLUSIVOS. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(25), 139–152. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6828

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua