PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6921Abstract
Crianças abalam teorias, problemas, verdades, as formas e fôrmas. Inspirado num modo de pensar-criança é que estes escritos se resumem em compartilhar sobre um processo investigativo o qual apresenta como foco a possibilidade de produzir uma estratégia de aprender e ensinar ciências através das perguntas-máquinas das crianças (DELEUZE; GUATTARI, 1997). Essa investigação foi desenvolvida em espaços onde se atua como docente em disciplinas de cunho metodológico em ciências naturais, consistindo em incitar os/as acadêmicos/as sobre que tipo de relação eles/as estabelecem com as ciências naturais, experimentando possibilidades de serem afetados/as por perguntas-crianças. Não se deseja defender o aperfeiçoamento de aulas ou um melhoramento de estratégias de ensino, mas de encontrar na pergunta-criança uma potência para explorar outras possibilidades de movimentar as práticas de futuros professores, de aprenderem e ensinarem ciências para crianças.
Downloads
References
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno 08. Brasília: MEC, SEB, 2015. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Cadernos_2015/cadernos_novembro/pnaic_cad_8_20112015.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2017.
BRITO, Maria dos Remédios de; RAMOS, Maria Neide Carneiro. Por um ensino e aprendizagem-acontecimento. Revista Ensaio. Belo Horizonte v. 16, n. 01, p. 31-47 jan-abr 2014. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2017.
CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS, 2013.
CORRÊA, Guilherme. Educação, comunicação e anarquia: procedências da sociedade de controle no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
DALMASO, Alice Copetti. Fiandografia: experimentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educação. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Santa Maria, 2016.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. Tradução: Suely Rolnik. São Paulo: 34, 1997.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução: Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
DELIZOICOV; Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução: Salma Tannus Muchail. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Revista Psicologia em Estudo, vol. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.
_______. O devir criança e a cognição contemporânea. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13(3), p.373‐382, 2000. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102‐79722000000300006> Acesso em: 10 jul. 2017.
_______. Ensinar e aprender: falando de tubos, potes e redes. Arte na escola, 2012. Disponível em: <http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69347>. Acesso em: 09 jan. 2017.
KOHAN, Walter Omar. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
KOHAN, Walter Omar. (o) Que é a pedagogia? In: AQUINO, Julio Groppa; CORAZZA, Sandra Mara (Orgs.). Abecedário: Educação da diferença. Campinas: Papirus, 2009. p. 151-153.
MERCIECA, Duncan. Becoming-Teachers: Desiring students. Educational Philosophy and Theory, v. 44, No. S1, 2012. p. 43-56.
OLSSON, Liselott Mariett. Movement and experimentation in young children’s learning. Deleuze and Guattari in early chilhood education. Routledge, 2009. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?isbn=1134032455>. Acesso em: 11 de julho de 2017.
SARDI, Rosana Aparecida Fernandes. Perguntas-máquinas. Childhood & philosophy, Rio de janeiro, v.6, n.3, jul./dez. 2007.
SCHERER, René. Aprender com Deleuze. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1183-1194, Set./Dez. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 09 jan. 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu. A arte do encontro e da composição: Spinoza + Currículo + Deleuze. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, p 47-57. Jul./dez. 2002. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2017.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Tradução de Giane Lessa. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014.
VORDERMAN, Carol et al. Ciências para pais e filhos. Tradução de Val Ivonica (Biologia e Química), Carlos Rosa (Física). São Paulo: Publifolha, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.