DO BRASIL PARA O MUNDO: A PRÁTICA CORPORAL DA CAPOEIRA NA ARTICULAÇÃO DE PROCESSOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Authors

  • JOSE LUIZ CIRQUEIRA FALCAO Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.7642

Abstract

Nesse artigo analisamos aspectos da trajetória histórico-social da capoeira, uma prática corporal de origem popular criada pelos negros escravizados no Brasil, em sua relação com os campos formal e não-formal de educação e apontamos subsídios que podem auxiliar na articulação e complementariedade entre esses campos. Embora tenha se consolidado preponderantemente no campo não-formal de educação, a capoeira transita por diversos espaços de prática como versátil manifestação ancorada especialmente em três importantes aspectos da dinâmica cultural atual: internacionalização, resistência cultural e mobilidade. Por intermédio dela, intencional ou incidentalmente, pessoas de diferentes grupos étnicos e classes sociais educam-se e constroem laços de convivência e solidariedade para enfrentarem desafios diversos.

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Author Biography

JOSE LUIZ CIRQUEIRA FALCAO, Universidade Federal de Goiás - UFG

Dr. em Educação, Pós-doutorado em Educação Física, Professor Associado da Faculdade de Educação Física e Dança da universidade Federal de Goiás.

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Published

2018-01-19

How to Cite

FALCAO, J. L. C. (2018). DO BRASIL PARA O MUNDO: A PRÁTICA CORPORAL DA CAPOEIRA NA ARTICULAÇÃO DE PROCESSOS FORMAIS E NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(24), 73–86. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.7642

Issue

Section

Número Temático: Práticas Artísticas, Culturas Subalternizadas e Educação