O CINEMA COMO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: OS CINECLUBINHOS DA PROFESSORA ILKA LAURITO (1961-1964)

Authors

  • Fernanda Franchini Universidade de São Paulo (FEUSP)
  • Diana Gonçalves Vidal Universidade de São Paulo (FEUSP)

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.8850

Abstract

Resumo

Este artigo tem como objetivo tratar de referências teóricas e atividades com cinema para crianças e jovens desenvolvidas pela professora Ilka Brunhilde Laurito. Atuando como fundadora e diretora na Seção Infanto-Juvenil da Cinemateca Brasileira, foi responsável pela organização de projetos inovadores baseados, entre outros aspectos, na consideração do cinema como expressão artística e como um meio de estudo da psicologia educacional. Esta pesquisa parte de relatórios e outras publicações que evidenciam as leituras utilizadas para o desenvolvimento dos cineclubinhos que funcionaram entre os anos de 1961 e 1964.

Palavras-chave: cineclubismo, cinema, cinemateca, inovação e educação.

 

 

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Author Biographies

Fernanda Franchini, Universidade de São Paulo (FEUSP)

Fernanda Franchini é doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), onde participa como pesquisadora no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE).

Diana Gonçalves Vidal, Universidade de São Paulo (FEUSP)


Diana Gonçalves Vidal é professora de História da Educação da FEUSP, onde coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE). É pesquisadora 1B do CNPq e Membro do Comitê Executivo da International Standing Conference for the History of Education (ISCHE).

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Published

2018-06-28

How to Cite

Franchini, F., & Vidal, D. G. (2018). O CINEMA COMO INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: OS CINECLUBINHOS DA PROFESSORA ILKA LAURITO (1961-1964). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(26), 133–150. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.8850

Issue

Section

Número Temático: Novas velhas tecnologias: usos pedagógicos para a educação estética e a formação das sensibilidades