ENTRE FRONTEIRAS SEMOVENTES: A CONSTITUIÇÃO DO FEMININO DAS FILHAS DE IEMANJÁ

Autores/as

  • Denise Simões Rodrigues Universidade do Estado do Pará
  • Lívia Cristina Araújo Faro Secretaria Municipal de Educação. Belém, Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.11022

Palabras clave:

Umbanda. Iemanjá. Feminino. Amazônia.

Resumen

Neste artigo é apresentada uma proposta de entendimento da educação não escolar que produz resultados significativos para o processo de elaboração identitária das filhas e filhos de santo da Orixá Iemanjá. A pesquisa foi realizada em dois terreiros de umbanda e utilizou as narrativas de intérpretes não vinculados ao espaço de culto dos terreiros, tendo como estratégias de produção de dados a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para isso, foram realizadas visitas semanais aos terreiros para a coleta de informações sobre a sociabilidade ali compartilhada. O trabalho está ancorado na perspectiva teórica de Prandi (2001); Salles (2005); Maffesoli (1998); Duarte Júnior (2001); Eliade (1991; 2016), Castoriadis (1982); Ferreira (1994-95), Santos (2012) Ortiz (1999) e Silva (2015).

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Biografía del autor/a

Denise Simões Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Doutorado em Sociologia em 2001, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Titular da UEPA, ministra aulas nos cursos de graduação (Pedagogia), e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena pesquisas no campo das relações entre a Sociedade e a História da Educação na Amazônia e sobre Sociologia e suas interfaces com a Literatura. Professora Adjunto aposentada da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia (SOCID), cadastrado no CNPq. Publicou o livro Revolução Cabana e Construção da Identidade Amazônida (Belém/PA, EDUEPA, 2009)

Lívia Cristina Araújo Faro, Secretaria Municipal de Educação. Belém, Pará, Brasil

Mestre em Educação. Professora de Arte e Educação. Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA.

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Publicado

2019-06-13

Cómo citar

Rodrigues, D. S., & Faro, L. C. A. (2019). ENTRE FRONTEIRAS SEMOVENTES: A CONSTITUIÇÃO DO FEMININO DAS FILHAS DE IEMANJÁ. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(29), 61–80. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.11022

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua