A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12623

Resumen

O texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula, métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores.  Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Rosimeri Aquino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação, UFRGS; Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil; Integrante dos grupos de pesquisa Violência e Cidadania e Grupo de Estudos Educação e Relações de Gênero.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0550-9004

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Sociologia, UFPE; Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil; Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação, Interdisciplinar em Ciências Humanas, Sociologia e Ciência Política; líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos da Educação e Juventude Contemporânea; Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, atualmente bolsista PVE Júnior CAPES na Universidade Autônoma de Barcelona.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7856-1196

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Publicado

2020-05-01

Cómo citar

Silva, R. A. da ., & Oliveira, A. (2020). A experiência da docência em Sociologia: notas de um tempo fugaz. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–18. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12623

Número

Sección

Publicação Contínua