História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002)
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2217Resumen
Considerando que a história de uma disciplina escolar precisa ser analisada no interior da cultura escolar que a produziu e foi por ela produzida, foram analisadas histórias de disciplinas escolares (Língua Latina, Língua Inglesa, Educação Física, Música, Língua Espanhola, Língua Portuguesa e História) no locus de sua produção: o Colégio Estadual Maria Constança Barros Machado, a “escola exemplar” de Campo Grande/MS,que teria sido, não apenas referência de qualidade e de formação, mas também percebida como ligada à própria identidade cultural dos grupos sociais que se expressavam como “elites” nessa cidade. Por materializarem formas diferenciadas de reescrita da história desta escola, desde a fundação, em 1939, até 2002, essas pesquisas são objeto deste estudo. Há variações no/do uso das fontes historiográficas: algumas trabalharam exclusivamente com fontes escritas (documentos localizados nos arquivos da escola, inclusive livros didáticos comprovadamente utilizados em cada disciplina); outras com fontes escritas e orais (entrevistas com alunos, ex-alunos, professores e ex-professores). Concluiu-se que a história de cada uma das disciplinas relaciona-se com as exigências legais das diferentes épocas, com características dos professores, mas também com a própria “exemplaridade” da escola.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Pessanha, E. C. (2022). História de Disciplinas Escolares em Uma “Escola Exemplar” em Mato Grosso do Sul: Possibilidades de uma História da Cultura Escolar (1939-2002). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 3(4). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2217
Número
Sección
Artigos
Licencia
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.