A disciplina Biologia Educacional e seus professores paulistas: diversidade de formação e de práticas profissionais

Autores/as

  • Luciana Maria Viviani

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2221

Resumen

O presente trabalho refere-se à história da disciplina Biologia Educacional no âmbito curricular das escolas normais paulistas. As elaborações da disciplina, inseridas em projetos sociais mais amplos de renovação educacional em desenvolvimento no Brasil a partir da década de 1920, associam-se à produção de modelos de atuação, tanto no processo de escolarização dos docentes, como em suas futuras práticas. Neste estudo, pretende-se melhor conhecer os professores de Biologia Educacional, sua formação, atuação e relação com diferentes formas de organização da disciplina, no período de 1933 a 1970. Por meio da análise de produções impressas, documentos arquivísticos e de depoimentos de professoras, identifica-se um primeiro grupo profissional que trabalha com a disciplina a partir de 1933, quando ela é inserida no currículo: os médicos educadores. A partir do final da década de 1940, outros dois grupos profissionais disputam espaço no campo, os normalistas e os licenciados, com diferentes abordagens para os objetivos, conteúdos e práticas da Biologia Educacional.

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Cómo citar

Viviani, L. M. (2022). A disciplina Biologia Educacional e seus professores paulistas: diversidade de formação e de práticas profissionais. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 3(4). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2221