A Construção das Disciplinas Escolares e a Influência dos Professores: O caso da Química em uma Instituição de Ensino Secundário Catarinense

Autores/as

  • Joanez Aparecida Aires

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2222

Resumen

Neste artigo, objetiva-se refletir sobre a influência dos professores na construção das disciplinas escolares, a partir de uma pesquisa empírica realizada num locus específico – o Ginásio Santa Catarina, em Santa Catarina. Tal reflexão se fundamenta teoricamente nos trabalhos de Ivor Goodson, quando este discute as Tradições Disciplinares, argumentando que os professores influenciam a tradição disciplinar na qual uma disciplina se desenvolve em busca de status e recursos. Conclui-se com uma interpretação para esta influência diferente da defendida por este pesquisador, onde o aspecto de maior influência está relacionado à formação dos professores.

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Cómo citar

Aires, J. A. (2022). A Construção das Disciplinas Escolares e a Influência dos Professores: O caso da Química em uma Instituição de Ensino Secundário Catarinense. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 3(4). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2222