Um estudo sobre o livro didático e ensino moral e cívico em Sergipe nos primeiros anos do século xx

Autores/as

  • Daniela Sousa Santos

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2266

Resumen

A intenção desse artigo é apresentar os primeiros resultados de uma pesquisa que tem como objetivo central analisar de que forma os livros de contos morais e cívicos da série Corações de Crianças, recomendados para as escolas públicas sergipanas na década de 1920, concretizaram um modelo de instrução moral e cívica. Para construção desse trabalho, considerei apenas os quatro livros da série que foram intitulados de “contos morais e cívicos”. Para isso foi necessário analisar de forma relacional as diferentes edições dos livros de contos morais e cívicos, descobrindo como estão organizadosde forma gráfica e didática. as lições contidas na série Corações de Crianças, de Rita de macedo Barreto, eram importantes instrumentos que, através da leitura, concretizavam objetivos políticos e educacionais para formar um cidadão brasileiro e sergipano pelos princípios da moralidade e do civismo.

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Cómo citar

Santos, D. S. (2022). Um estudo sobre o livro didático e ensino moral e cívico em Sergipe nos primeiros anos do século xx. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 4(9). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2266