Educação em Saúde: Uma Análise Sobre a Atuação Pedagogica dos Profissionais de Saúde da Unidade de Saúde João Bezerra em Aracaju - Sergipe

Autores/as

  • Valéria Barreto Soares
  • José Adelmo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2286

Resumen

A educação em saúde é uma combinação de experiências vividas em um nível de relações entre profissionais de saúde e uma comunidade ativa na sua participação social, construindo assim  um conhecimento mútuo modificando suas próprias percepções, em busca de uma melhor qualidade de vida. assim, este artigo propõe apresentar uma análise qualitativa dos métodos pedagógicos utilizados na educação em saúde, por profissionais da unidade de saúde João Bezerra, localizado no povoado areia Branca, aracaju – sergipe, além de elucidar qual tendência pedagógica embasa a prática educativa em saúde dos trabalhadores da uBs supracitada e identificar os principais métodos e técnicas pedagógicas que são utilizadas pelos profissionais de saúde da referida uBs. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida com dados coletados através de entrevista com profissionais de saúde da unidade supracitada, possibilitando respostas abertas com livre expressão. Concluímos que educar em saúde é muito mais do que transmitir conhecimentos, é facilitar o entendimento do processo saúde-doença, promovendo a valorização do saber popular, estimulando a participação ativa nas ações de saúde, através de uma prática educativa norteada pela pedagogia dialógica. dentro desse perfil, percebe-se que os profissionais de saúde possuem frágil preparação pedagógica para enfrentar o que realmente é a educação em saúde, mesmo acreditando que a educação é uma grande aliada para a melhoria da saúde coletiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Soares, V. B., & de Oliveira, J. A. (2022). Educação em Saúde: Uma Análise Sobre a Atuação Pedagogica dos Profissionais de Saúde da Unidade de Saúde João Bezerra em Aracaju - Sergipe. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 5(8). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2286