Dialogando com narrativas digitais e aprendizagens nos terreiros de candomblé
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3450Resumen
Este ensaio tem o objetivo de propor um diálogo entre narrativasdigitais e aprendizagens em terreiros de Candomblé por meio da
apresentação e discussão de dois casos. O eixo da análise recai
sobre as diversas redes educativas que se entrelaçam cotidianamente nos terreiros de Candomblé, ultrapassando os seus limites físicos e alcançando o ciberespaço, entendido como um espaço desterritorializante, sem controle centralizado e que existe
em potência em um hipertexto mundial interativo, por meio de
diversas narrativas digitais. Redes educativas nos formam com
processos pedagógicos específicos e nelas nos modificamos,
contribuindo para as mudanças que se processam em fluxo e cotidianamente. Os cotidianos representam um local de produção
e recriação de conhecimentos e significações. As aprendizagens
nos terreiros acontecem tradicionalmente de forma oral. Com o
advento da internet e das novas tecnologias da informação e da
comunicação, esses saberes podem se espalhar indefinidamente, constituindo novas redes educativas. Como essas narrativas
digitais alteram e recriam os cotidianos nos terreiros? De que
formas os adeptos do Candomblé atuam sobre essas narrativas,
produzindo-as, discutindo-as e modificando-as? Essas são algumas questões que foram discutidas neste ensaio. Para tanto, foram mapeados rastros dessas narrativas digitais em ambos os casos apresentados com o dispositivo da observação participante
de candomblecistas em páginas específicas no Facebook, bem
como por meio de entrevistas online e presenciais. Os principais
parceiros intelectuais são autores que pesquisam a cibercultura,
as redes educativas e os cotidianos nos terreiros.
Palavras-chave: Candomblé; narrativas digitais; redes ed
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Publicado
2014-12-30
Cómo citar
Pereira, M. C. A., & Caputo, S. G. (2014). Dialogando com narrativas digitais e aprendizagens nos terreiros de candomblé. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(14), 45–52. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3450
Número
Sección
Número Temático: Culturas Digitais e Educação
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