Os herdeiros: uma leitura do processo de distinção no campo universitário

Autores/as

  • Tiago Ribeiro Santos
  • Elaine Aparecida Teixeira Pereira

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3677

Resumen

O trabalho de formulação de esclarecimentos científicos que sejam capazes de compreender o passado e o presente, e que façam cintilar, ao menos o mínimo que possam, alguma imagem do futuro, parece sempre nos convidar a um retorno aos clássicos. O objetivo principal do artigo, por sua vez, compete à identificação da no- ção de distinção ao longo d’Os Herdeiros como elemento contributivo à problemática da desigualdade social; que aparecerá especialmente em A distinção de P. Bourdieu. O artigo procura indicar formas escolares de distinção autorizadas a se manifestarem segundo a estrutura do espaço universitário apresentado pela obra Os Herdeiros, ou seja, segundo o espaço de posições sociais que se relacionam objetivamente como, por exemplo, as posições de mestre e discípulo, que asseguram um tratamento à cultura considerado como legítimo.

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Publicado

2015-05-30

Cómo citar

Santos, T. R., & Pereira, E. A. T. (2015). Os herdeiros: uma leitura do processo de distinção no campo universitário. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(15), 235–244. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3677

Número

Sección

Número Temático "Pierre Bourdieu: da Sociologia à Educação"