Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão

Autores/as

  • Vanessa Nunes da Silva
  • Isabel Cristina Auler Pereira

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3682

Resumen

O principal objetivo deste estudo está centrado na análise do projeto de formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica em um polo pertencente à Universidade Estadual do Maranhão, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), situando-o no contexto da chamada Terceira Revolução Tecnológica ou a Sociedade do Conhecimento tendo como referência a formação do cidadão profissional, detentor de consciência crítica e inovadora. Para tanto, buscou-se analisar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia a distância oferecido no polo de Fortaleza dos Nogueiras (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA), no que concerne à concepção de educação a distância e de formação docente; bem como discutir de que forma se deu o processo de institucionalização do Sistema UAB nessas instituições de ensino superior. Constatou-se que não basta ter acesso a computadores conectados à internet; torna-se imprescindível transformar informações em conhecimentos independentemente da hora ou local e que a tecnologia seja parte integrante do currículo.

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Publicado

2015-05-30

Cómo citar

Silva, V. N. da, & Pereira, I. C. A. (2015). Formação de professores da educação básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(15), 295–306. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3682

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua