Imagens de negros e negras no livro didático de história dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3964Resumen
O artigo apresenta os resultados de uma investigação de cunho qualitativo que objetivou compreender de que forma os conteúdos sobre o negro são tratados no livro didático de História dos anos iniciais do ensino fundamental. A recolha dos dados foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória em livros didáticos de História empregados em escolas municipais de Vitó- ria da Conquista-Ba. Observamos que apesar de ter sido constatado que a maioria das obras analisadas já trata a temática valorizando as questões culturais, a maioria das imagens trazidas pelos livros remete o negro à visão de subalternos e sofredores, estando relacionado ao período da escravidão no Brasil. Esta visão acrítica, que trata somente dos valores culturais e dos constantes abusos cometidos em relação ao povo negro, não é suficiente para atender aos objetivos da lei 11645/08, isto é, a inclusão da obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira, uma vez que as imagens não dão margem para compreensão do negro de forma positiva.Descargas
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Eugênio, B. G., & Lima, A. O. (2015). Imagens de negros e negras no livro didático de história dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 247–256. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3964
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