Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.4037Resumen
Este trabalho se propõe a avaliar as potencialidades de uma atividade pedagógica em bacia hidrográfica, atuando como espaço não formal de educação. Estudantes da educação básica, do município de Seropédica (RJ), visitaram quatro trechos de duas bacias hidrográficas. Em campo, os estudantes foram convidados a observar e a debater sobre o conceito de bacia hidrográfica e seus aspectos socioambientais. A construção do conhecimento apoiou-se nas teorias construtivistas e sociointeracionistas. As reflexões teórico-metodológicas são de cunho qualitativo e quantitativo. Através de questionários e diálogos revelou-se que os estudantes reduzem a bacia hidrográfica a um conjunto de água para o consumo humano, refletindo uma concepção utilitarista e antropocêntrica do meio ambiente. Foi observado que durante atividade os estudantes construíram conceitos novos e um entendimento mais amplo de diversos aspectos relacionados à bacia hidrográfica.Descargas
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Cómo citar
Pinto, B. C. T., & Borges, J. L. C. (2015). Uma atividade de educação ambiental em espaço não formal: potencialidades do uso de bacias hidrográficas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 109–124. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.4037
Número
Sección
NÚMERO TEMÁTICO: Ensino de Biologia
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