O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita

Autores/as

  • José Carlos Morgado Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4964

Resumen

Partindo da mudança de paradigma social com que nos confrontámos recentemente, refletimos acerca do seu impacto em termos educativos, incidindo especificamente nos papéis desempenhados pelos professores em sucessivos cenários de mudança. Esse exercício permitiu- -nos constatar que, no domínio da decisão curricular, o papel dos professores se foi alterando em função das exigências que em cada momento se colocavam à escola e que os obrigaram a evoluir de uma postura sintonizada com uma determinada ortodoxia curricular para uma posição mais cosmopolita, isto é, mais consentânea com a reforma do seu pensamento e com a capacidade de romper com rotinas instaladas e que condicionam a inevitável mudança das suas práticas.

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Biografía del autor/a

José Carlos Morgado, Universidade do Minho

O autor é Doutorado em Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, Professor Associado no Instituto de Educação e Investigador no Centro de Investigação em Educação, da Universidade do Minho

Publicado

2016-04-10

Cómo citar

Morgado, J. C. (2016). O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(18), 55–64. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4964

Número

Sección

Número Temático: Currículo, Ortodoxia e Transgressão