Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação

Autores/as

  • Liliana Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4967

Resumen

Este trabalho é a base científica, e também podemos dizer, ideológica, de um relatório solicitado pelo Parlamento Europeu à Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros que pretende assegurar uma educação democrática e a educação para a igualdade dos géneros. Em Setembro de 2015 este relatório foi aprovado como resolução por uma larga maioria parlamentar, apoiando a ideia da educação e do currículo como instrumentos de poder. Acredito que a educação tem um papel fundamental na mudança e que é
responsável pelo desenvolvimento da personalidade e pela criação de ideias que determinam atitudes, acções e perspectivas sobre o mundo, guiando-nos na vida pessoal e influenciando as escolhas profissionais. Este trabalho foi o primeiro momento de reflexão sobre esta questão e mostra o importante papel da investigação em educação e do currículo no âmbito das políticas europeias.

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Biografía del autor/a

Liliana Rodrigues

Professora Auxiliar. Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIE-UMa). Membro do Parlamento Europeu.

Publicado

2016-04-10

Cómo citar

Rodrigues, L. (2016). Transgredir para Empoderar - O Empoderamento das Jovens Mulheres pela Educação. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(18), 91–98. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i18.4967

Número

Sección

Número Temático: Currículo, Ortodoxia e Transgressão