A atratividade da carreira docente no Brasil: concepções de licenciados em Ciências Biológicas

Autores/as

  • Amanda Leal Castelo Branco
  • Gínia Cezar Bontempo
  • Ana Claudia Lopes Chequer Saraiva

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i20.5905

Resumen

Tendo em vista o tema da atratividade da carreira docente, o objetivo desse trabalho é conhecer a avaliação dos recém-egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFV campus Viçosa a respeito da formação profi ssional na docência e suas pretensões quanto à atuação na Educação Básica. A abordagem da pesquisa é qualitativa e foram entrevistados cinco recém-egressos do referido curso. Quanto à formação profissional, os entrevistados avaliaram negativamente as disciplinas específi cas e pedagógicas, e positivamente, as disciplinas integradoras e os estágios curriculares. Em função da precarização do trabalho docente nas redes estaduais de ensino, os entrevistados redirecionam seus investimentos em cursos de pós-graduação, vislumbrando futuramente, atuar como professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Embora a formação profi ssional tenha lacunas, as condições do trabalho docente é o principal interventor da pouca atratividade da docência.

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Publicado

2016-12-22

Cómo citar

Branco, A. L. C., Bontempo, G. C., & Saraiva, A. C. L. C. (2016). A atratividade da carreira docente no Brasil: concepções de licenciados em Ciências Biológicas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(20), 11–26. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i20.5905

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua