TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6897

Resumen

Este estudo propôs-se a investigar e problematizar o recreio escolar e o brincar, suas relações e possibilidades. Como objetivos encontram-se a análise e interpretação do recreio escolar da rede pública de ensino de Novo Hamburgo/RS e sua relação com o brincar em relação a este tempo/espaço escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com enfoque descritivo e interpretativo e as contribuições de Brougère (2006), Corsaro (2011), Silva (2012), Portilho e Tosatto (2014) constituíram-se como aporte teórico principal para a construção do mesmo. Como principais resultados, constatou-se que a maior parte das escolas envolvidas não ofereceu possibilidades e estratégias facilitadoras para o brincar no recreio. Percebeu-se também que o recreio, como espaço/tempo institucionalizado da escola, precisa ser pensado e investigado como lócus da própria construção da infância a partir do brincar e, apesar de seu caráter “livre”, é integrante do tempo escolar e, por conseguinte, não isenta a escola de planejar e mediar este espaço. 

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Biografía del autor/a

Aline de Carvalho Fantoni, Colégio Santa Catarina

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Universidade Feevale, 2017). Graduada em Licenciatura em Educação Física (Universidade Feevale, 2015). Professora da Educação Básica no Colégio Santa Catarina, Novo Hamburgo.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale - FEEVALE

possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2007) . Atualmente é professor Titular da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2003. Estuda diferentes mídias desde 1998. É editor chefe da Revista Conhecimento Online. Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale.

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Publicado

2018-01-19

Cómo citar

de Carvalho Fantoni, A., & Sanfelice, G. R. (2018). TEMPO E ESPAÇO PARA BRINCAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO RECREIO ESCOLAR. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(24), 169–186. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6897

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua