CURRÍCULO, EDUCAÇÃO FÍSICA E HIBRIDISMO: UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DA BAHIA

Autores/as

  • Glaurea Nádia Borges de Oliveira Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Departamento de Educação/Campus XII
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo (USP) - Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.7399

Resumen

A partir da compreensão de currículo como produção discursiva, este artigo problematiza, por meio de uma análise cultural, as Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos da Bahia, buscando compreender o modo como esse documento se posiciona na trama da teorização curricular. Os resultados evidenciam um texto marcado pela hibridização, que ao tentar fazer confluir elementos provenientes de discursos distintos, assume uma condição de ambivalência, que tanto pode abri-lo para possibilidades não previstas, como produzir inconsistências e o apagamento de significações contra-hegemônicas que resistem em seu interior.

Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Hibridismo curricular.

meio de uma análise cultural, as Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos da Bahia, buscando compreender o modo como esse documento se posiciona na trama da teorização curricular. Os resultados evidenciam um texto marcado pela hibridização, que ao tentar fazer confluir elementos provenientes de discursos distintos, assume uma condição de ambivalência, que tanto pode abri-lo para possibilidades não previstas, como produzir inconsistências e o apagamento de significações contra-hegemônicas que resistem em seu interior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glaurea Nádia Borges de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Departamento de Educação/Campus XII

Professora da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus XII.

Doutoranda em Educação pela FE/USP. Mestre em Educação pela PUC/SP.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP) - Faculdade de Educação

Publicado

2018-06-28

Cómo citar

Borges de Oliveira, G. N., & Neira, M. G. (2018). CURRÍCULO, EDUCAÇÃO FÍSICA E HIBRIDISMO: UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DA BAHIA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(26), 323–338. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i26.7399

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua