DO CINEMA DE VANGUARDA AO VIDEOCLIPE DOS RACIONAIS MC’S: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE VILÉM FLUSSER, WALTER BENJAMIN E T.W. ADORNO

Autores/as

  • Mônica Guimarães Teixeira do Amaral Faculdade de Educação da USP
  • Cristiane Correia Dias Faculdade de Educação da USP
  • Daniel Bidia Olmedo Tejera FAPESP

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.7643

Resumen

Vilém Flusser (1985,1987) anuncia a falência do universo da escrita, dado o predomínio da tecnoimagem na era pós-histórica, que pode conduzir a um estado de irreflexão e de desumanização do Homem em contraposição à estética do jogo. Estas contradições e ambiguidades apontadas por Flusser remetem-nos ao debate entre Adorno e Benjamin sobre a função da arte na era da reprodutibilidade técnica nos anos 1930, que é retomado por Adorno nos anos 1960, em que este admite que o filme possa conter algo de liberador. Inspirados nesse debate, analisaremos como o choc póstumo propiciado pela fotografia e pelo cinema de vanguarda (Benjamin, 1936) e hoje, pelos videoclipes, emergem como “reposição objetivadora de uma experiência” (Adorno, 1967). E, ainda, como os cenários de declínio da escrita e de emergência das tecnoimagens, ressaltados por Flusser, apontam para a atualidade da ideia de “reversão dialética” para se pensar a “liberdade de se jogar contra o aparelho”, por meio da estética do hip-hop. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Guimarães Teixeira do Amaral, Faculdade de Educação da USP

Doutora em Psicologia pelo IPUSP, Profa Livre Docente da Faculdade de Educação da USP, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP-SP. Autora do livro: O que o rap diz e a escola contradiz - um estudo sobre a arte de rua e a formação da juventude na periferia de São Paulo. São Paulo: Ed. Alameda /FAPESP, 2016. Fez estágio pós-doc na New York University (2012), Davis Califórnia University(2014) e foi Visiting Scholar na Berkeley Califórnia University(2017). Coordena o grupo de pesquisa Multiculturalismo e Educação, CNPq e o Projeto de Políticas Públicas: O ancestral e o contemporâneo nas escolas: reconhecimento e afirmação de histórias e culturas afro-brasileiras (FAPESP/2015: 50120-8). 

Cristiane Correia Dias, Faculdade de Educação da USP

Mestranda em Educação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da USP-SP (FEUSP). Participa do grupo de pesquisa Multiculturalismo e Educação, CNPq, coordenado pela Profa Dra. Mônica do Amaral, desde 2010. Bolsista Capes. É Bgirl (dançarina de Break) e educadora há 15 anos, pesquisadora e ativista da cultura Hip-Hop, atuando em escolas e projetos sociais, defensora da cultura hip-hop no universo escolar.

Daniel Bidia Olmedo Tejera, FAPESP

Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, rapper, pesquisador e bolsista da FAPESP de do Projeto de Políticas Públicas: O ancestral e o contemporâneo nas escolas: reconhecimento e afirmação de histórias e culturas afro-brasileiras (FAPESP/2015: 50120-8). 

Citas

ADORNO, Theodor W.(1936). On Jazz. Discourse, Vol. 12, No. 1, A special issue on Music (Fall-Winter 1989-90), p. 45-69.

ADORNO, Theodor W. (1938). O fetichismo na música e a regressão da audição. In: ______. et al. Textos escolhidos. Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas. Tradução de J. L. Grünnewald. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p.166- 191. (Os pensadores).

ADORNO, Theodor W.(1955). Mode intemporelle - a propôs du Jazz. In: Adorno, T.W. Prismes - critique de la culture et société. Paris: Payot,1986, p.102-114.

ADORNO, Theodor W.(1955).Portrait de Walter Benjamin. In: Adorno,T.W. Prismes - Critique de la culture e société. Paris: Payot, 1986, p. 201-213.

ADORNO, Theodor W. (1971) Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ADORNO, Theodor W.(1967). Notas sobre o filme. In: COHN,Gabriel. Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, 1986, p.100 -107.

AMARAL et ali. Projeto de políticas públicas: O ancestral e o contemporâneo nas escolas: reconhecimento e afirmação de histórias e culturas afro-brasileiras (Processo FAPESP: 2015/50120-8).

ASANTE, Molefi K. Afrocentricity: the theory of social change. Buffalo, NY: Amulefi Publishing Company, 1980.

ASANTE, M. K. (1980). Afrocentricidade. Tradução de Ana Ferreira e Ama Mizani. [S.l.]: Afrocentricity International, [2001]. 193 p.

BENJAMIN, Walter. (1936). A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: Textos escolhidos. Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas. Tradução de J. L. Grünnewald. São Paulo: Abril Cultural, 1980a, p. 3-28. (Os pensadores).

BENJAMIN, Walter. (1962). Sobre alguns temas em Baudelaire. In: Textos escolhidos. Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas. Tradução de J. L. Grünnewald. São Paulo: Abril Cultural, 1980b, p. 29-56 (Os pensadores).

BÉTHUNE, C. Le rap - une esthétiquehors de la loi. Paris: Autrement, 2003.

BRECHT, Bertold. Romance dos três Vinténs. São Paulo: Editora Nova Fronteira,1976,

CARRIL, Lourdes. Quilombo, favela e periferia: a longa busca de cidadania. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2006.

CHANG, J. . Can’t stop, won’t stop: a history of the hip hop culture. Introduction by DJ Kool Herc. New York: St. Martin’s Press, 2005.

DAVIS, A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.

DUARTE, Rodrigo. Pós - história de Vilém Flusser. São Paulo: Annablume, 2012.

EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

Entrevista concedida pelo Secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grella Vieira, ao jornal O Estado de S. Paulo, caderno “Metrópole”, C1, 8 dez. 2012.

FÉRREZ .Capão Pecado. São Paulo: Objetiva, 2005.

FLUSSER,Vilém. Filosofia da Caixa Preta – ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Ed. Annablume, 2011.

FLUSSER,Vilém. A escrita- há futuro para a escrita? São Paulo: Ed. Annablume, 2010.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. Elogio da superficialidade. São Paulo: Ed. Annablume, 2008.

GASPARI, Elio. A Ditadura Escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GATTI, Luciano. Constelações: crítica e verdade em Benjamin e Adorno. São Paulo: Loyola, 2009.

HANSEN, Miriam B. Cinema and Experience – Siegfried Kracauer, Walter Benjamin, and Theodor W. Adorno. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 2012.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MALCON X. In: site Geledés (Instituto da Mulher Negra). Disponível em: https://www.geledes.org.br/malcolm-x/. Acesso em: 08/10/2017.

NESS, Alien. The art of Battle: understanding Judged Boy Battles. EUA: Eastpark – Throwdown, 2007.

ROSE,Tricia. Black Noise – rap music and Black culture in contemporary America. Hanover & London: Wesleyan University Press, 1994.

SASSEN, Saskia. (2011). Entrevista. O Estado de São Paulo, Caderno Aliás, 25 dez. 2011, p. J3.

SILVA, Rogério de Souza. A Periferia Pede Passagem: Trajetória social e Intelectual de Mano Brown. 2012. 293 p. Tese (Doutorado em Sociologia), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, UNICAMP, Campinas.

Música e Clipe:

Mil faces de um homem leal – música do clipe Marighella (2012), dos Racionais MC’s.

Can’t Truss it, de Public Enemy. 1ª versão: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=icpMj1dgf8U;

Can’t Truss it, de Public Enemy. 2ª versão: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=am9BqZ6eA5c.

Fight the power, de Public Enemy. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=am9BqZ6eA5c.

Filmes:

O Encouraçado Potemkin (1925), de Sergei Eisenstein.

Outubro (1927), de Sergei Eisenstein.

Do the right thing (1989), de Spike Lee.

Documentário:

The hip-hop evolution: the South Bronx is burning (2016). Diretores: Darby Wheeler, Sam Dunn (co-diretor).

Publicado

2018-01-19

Cómo citar

Guimarães Teixeira do Amaral, M., Dias, C. C., & Tejera, D. B. O. (2018). DO CINEMA DE VANGUARDA AO VIDEOCLIPE DOS RACIONAIS MC’S: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE VILÉM FLUSSER, WALTER BENJAMIN E T.W. ADORNO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(24), 111–126. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.7643

Número

Sección

Número Temático: Práticas Artísticas, Culturas Subalternizadas e Educação