REDES, TESSITURAS E CONTRAPONTOS: AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO ÉTICA PROFISSIONAL DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.8670

Resumen

Este estudo tem a proposição de identificar as relações tecidas entre a avaliação para a aprendizagem, expressão essa que adotamos nesse trabalho, e a formação ética profissional docente. A pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico, com uma breve revisão documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores em nível superior e para a formação continuada. O texto foi ordenado em duas seções: a) Ética, ética profissional e a formação docente: concepções e redes; b) Contrapontos e enlaces: avaliação para a aprendizagem, ética e formação profissional. De início, destacamos como principais resultados a reflexão acerca da indissociação entre a avaliação para a aprendizagem e a esfera da ética. Em seguida, evidenciamos a necessidade de que na formação inicial docente os profissionais sejam preparados para forjar compromissos com práticas avaliativas que se traduzam numa ética humanista.

PALAVRAS-CHAVE

Avaliação. Formação. Ética Profissional. Docência.

 

Networks, tessitures and counterpoints: evaluation, learning and professional ethics education

ABSTRACT

This study has the purpose of identifying the relations between the evaluation for the learning, which we adopted in this task, and the ethical professional teacher training. The research is qualitative, bibliographical, with a brief documentary revision of the National Curricular Guidelines for the initial formation of teachers at the higher level and for the continued formation. The text was ordered in two sections: a) Ethics, professional ethics and teacher training: conceptions and networks; B) Counterpoints and links: evaluation for learning, ethics and professional training. At the outset we highlight as main results the reflection about the not dissociation between the assessment for learning and the sphere of ethics. And secondly, because we highlight the need for professionals be prepared in initial teacher training to forge commitments to evaluative practices that translate into a humanist ethic.

KEYWORDS

Evaluation. Training. Professional Ethics. Teaching.

 

Redes, tesituras y contrapuntos: evaluación, aprendizaje y formación ética profesional docente

RESUMEN

Este estudio tiene la proposición de identificar las relaciones entre la evaluación para el aprendizaje, expresión que adoptamos en ese trabajo, y la formación ética profesional docente. La investigación es de cuño cualitativo, bibliográfico, con una breve revisión documental de las Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial de profesores a nivel superior y para la formación continuada. El texto fue ordenado en dos  secciones:        a) Ética, ética profesional y la formación docente: concepciones y redes; b) Contrapuntos y enlaces: evaluación para el aprendizaje, la ética y la formación profesional. En primer lugar, destacamos como principales resultados la reflexión acerca de la discución entre la evaluación para el aprendizaje y la esfera de la ética. A continuación, evidenciamos la necesidad de que en la formación inicial docente los profesionales sean preparados para forjar compromisos con prácticas evaluativas que se traduzcan en una ética humanista.

PALABRAS CLAVE

Evaluación, Formación, Ética Profesional, Docencia.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal), linha de investigação "Formação de Professores", Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Ceará / CE (2008), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Candido Mendes/ RJ (1999), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI RIO) / RJ (1998). Experiência como professora no ensino superior e na educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), tendo atuado nas áreas da gestão, planejamento, supervisão e orientação educacional, além de ter exercido práticas em espaços não escolares (Educação para o Trânsito). Atua hoje como professora efetiva na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Membro do Grupo de Pesquisas e Planejamento de Ensino (GEPPE), realizando pesquisas em torno das temáticas: ética e educação, avaliação educacional, didática, relações sociais (na escola, família etc), afetividade e disciplina escolar.

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

É Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Pau dos Ferros). É Graduada em Ciências Sociais pela UERN (1999), mestre em Sociologia Rural pela UFPB (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN (2012). Foi Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Extensão. Coordena projetos de extensão e de pesquisa na UERN em parceria com organizações não-governamentais. Atualmente é docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN/CAMEAM) e docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, ensino, meio rural, gestão territorial, educação em direitos humanos, sucesso escolar, políticas públicas e extensão universitária.

Antonia Bruna da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculada ao Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente é Professora Assistente I da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Citas

REFERÊNCIAS

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. 1997. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC/CNE/CEB, 2015.

CORTELLA, Mário Sérgio; FILHO, Clóvis de Barros. Ética e vergonha na cara. Campinas, São Paulo: Papirus, 2014.

ESTEBAN, Maria Tereza (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

ESTRELA, Maria Tereza. Ética e formação profissional dos educadores de infância. Cadernos de Educa¬ção de Infância, Lisboa, n.52, p. 27 32, out.1999.

_____. O pensamento ético deontológico de professores em estudos portugueses. Cadernos de Educação FaE/UFPEL, Pelotas, n.21, p. 9 20, jul. 2003.

ESTRELA, Maria Teresa; CAETANO, Ana Paula Viana (Coord.). Ética Profissional Docente-do pensamento dos Professores à sua Formação. Lisboa: Educa. 2010.

ESTRELA, Maria Teresa; SILVA, Maria de Lourdes. Ética profissional e Deontologia. In: ESTRELA, Maria Teresa; CAETANO, Ana Paula Viana. (Coord.). Ética Profissional Docente-do pensamento dos Professores à sua Formação. Lisboa: Educa. 2010.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

_____. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores – Para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora,1999.

GATTI, Bernadete Angelina. A avaliação em sala de aula. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Turismo. Fundação Carlos Chagas, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p. 61-77, maio.2009.

HADJI, Charles. A Avaliação, Regras do Jogo: das intenções aos instrumentos. Porto: Porto Editora, 1994.

KRAMER, Sonia. Por Entre as Pedras: Arma e Sonho. São Paulo: Ática,1993.

LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito: ensaio sobre a exterioridade. Tradução João Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1988.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

_____. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 2. ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.

MORIN, Edgar. El método. Tradução Ana Sanchéz. Madrid: Ediciones Cátedra, 2006.

NAVARRO, Emílio Martínez; CORTINA, Adela. Ética. Madrid: Akal, 2001.

(Referência de autoria retirada).

(Referência de autoria retirada).

PECOTCHE, Carlos Bernardo González. Bases para sua Conduta. São Paulo: Editora Logosófica, 2013.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. Tradução Jussara Guimarães. Tradução Álvaro de Vita. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

RICOEUR, Paul. Ética e Moral. Tradução Antonio Campelo Amaral. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2011.

RIOS, Terezinha. Ética e competência. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da Nossa Época, 16).

SÁ, Antônio Lopes de. Ética Profissional. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Formação e atuação dos professores: dos seus fundamentos éticos. In: SEVERINO, Antonio Joaquim. et al. (Org.). Ética e formação de professores. Política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011.

TARDIF, Maurice. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino: interações humanas, tecnologias e dilemas. Cadernos de Educação, Pelotas, v.10, n.16, p. 15-47, jan-jun.2001.

Publicado

2019-06-13

Cómo citar

Macedo, S. M. F., dos Santos, S. C. M., & da Silva, A. B. (2019). REDES, TESSITURAS E CONTRAPONTOS: AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO ÉTICA PROFISSIONAL DOCENTE. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(29), 177–194. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.8670

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua