REDES, TESSITURAS E CONTRAPONTOS: AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO ÉTICA PROFISSIONAL DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.8670Resumen
Este estudo tem a proposição de identificar as relações tecidas entre a avaliação para a aprendizagem, expressão essa que adotamos nesse trabalho, e a formação ética profissional docente. A pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico, com uma breve revisão documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores em nível superior e para a formação continuada. O texto foi ordenado em duas seções: a) Ética, ética profissional e a formação docente: concepções e redes; b) Contrapontos e enlaces: avaliação para a aprendizagem, ética e formação profissional. De início, destacamos como principais resultados a reflexão acerca da indissociação entre a avaliação para a aprendizagem e a esfera da ética. Em seguida, evidenciamos a necessidade de que na formação inicial docente os profissionais sejam preparados para forjar compromissos com práticas avaliativas que se traduzam numa ética humanista.
PALAVRAS-CHAVE
Avaliação. Formação. Ética Profissional. Docência.
Networks, tessitures and counterpoints: evaluation, learning and professional ethics education
ABSTRACT
This study has the purpose of identifying the relations between the evaluation for the learning, which we adopted in this task, and the ethical professional teacher training. The research is qualitative, bibliographical, with a brief documentary revision of the National Curricular Guidelines for the initial formation of teachers at the higher level and for the continued formation. The text was ordered in two sections: a) Ethics, professional ethics and teacher training: conceptions and networks; B) Counterpoints and links: evaluation for learning, ethics and professional training. At the outset we highlight as main results the reflection about the not dissociation between the assessment for learning and the sphere of ethics. And secondly, because we highlight the need for professionals be prepared in initial teacher training to forge commitments to evaluative practices that translate into a humanist ethic.
KEYWORDS
Evaluation. Training. Professional Ethics. Teaching.
Redes, tesituras y contrapuntos: evaluación, aprendizaje y formación ética profesional docente
RESUMEN
Este estudio tiene la proposición de identificar las relaciones entre la evaluación para el aprendizaje, expresión que adoptamos en ese trabajo, y la formación ética profesional docente. La investigación es de cuño cualitativo, bibliográfico, con una breve revisión documental de las Directrices Curriculares Nacionales para la formación inicial de profesores a nivel superior y para la formación continuada. El texto fue ordenado en dos secciones: a) Ética, ética profesional y la formación docente: concepciones y redes; b) Contrapuntos y enlaces: evaluación para el aprendizaje, la ética y la formación profesional. En primer lugar, destacamos como principales resultados la reflexión acerca de la discución entre la evaluación para el aprendizaje y la esfera de la ética. A continuación, evidenciamos la necesidad de que en la formación inicial docente los profesionales sean preparados para forjar compromisos con prácticas evaluativas que se traduzcan en una ética humanista.
PALABRAS CLAVE
Evaluación, Formación, Ética Profesional, Docencia.
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REFERÊNCIAS
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