ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS: RELATO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM GAMES
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.9660Resumen
O artigo relata e analise uma experiência de inserção do game interativo Kahoot! no ensino de História. Os sujeitos são alunos do 3º ano do ensino médio do período matutino de um colégio público estadual localizado na cidade de Curitiba-PR, na disciplina de História. Objetiva-se analisar a viabilidade da inserção dos jogos digitais na dinâmica do ensino de história no ensino médio e identificar a efetividade da utilização de um game interativo quando o aluno se apropria de seus elementos como instrumentos enriquecedores do processo de aprendizagem. A teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1980, 2003) fundamenta teoricamente a pesquisa a fim de compreender o processo de aprendizagem como associação de diferentes elementos significativos na estrutura cognitiva do estudante. A pesquisa encontrou indicativos para afirmar que o conhecimento pode ser construído de forma ativa pelos sujeitos, sendo possível consolidar a aprendizagem do ensino de História de modo significativo manifestado nos jogos digitais, pois o uso de games em sala de aula pode despertar no aluno o interesse por aprender de forma colaborativa.
Descargas
Citas
ALAMINO, Caroline Antunes Martins; PEREIRA, Lara Rodrigues. Ensino de história e games: o uso de jogos digitais na aprendizagem de história. Escritas: Revista do Curso de História de Araguaína, vol. 4, abr. 2015.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Jogos digitais e aprendizagens: o jogo Age of Empires III desenvolve ideias e raciocínios históricos de jovens jogadores? 237 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BORGES, Maria Aparecida Quadros; BRAGA, Jezulino Lúcio Mendes. O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista On-line Unileste – MG, vol. 1, nº 1, jan./jun. 2004.
Disponível em: http://www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/downloads/artigo_09.doc>. Acesso em: 31 maio 2018.
DUARTE, Ana Sofia de Carvalho. A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da História. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal, 2013.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges, 2017.
LOUREIRO, Maria João et al. A utilização das TIC dentro e fora da escola: resultados de um estudo envolvendo alunos do concelho de Aveiro. Revista Educação, Formação & Tecnologias, maio, 2010.
MARTINS, Dayse Marinho; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. A Gamificação no Ensino de História: O Jogo “Legend Of Zelda” Na Abordagem Sobre Medievalismo. Revista HOLOS, vol. 7, p. 299-321, 2016.
MEOTTI, Diego; RAMOS, Hilário. Jogos eletrônicos no ensino de história: discussões sobre suas aplicações em salas de aula no Brasil no século XXI. Revista Cultura Pensante, 2016.
MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. Editora Moraes: São Paulo, 1982.
MOURA, Mary Jones Ferreira de. O ensino de História e as novas tecnologias: da reflexão à ação pedagógica. Anais ANPUH – XXV Simpósio Nacional de História. Fortaleza, 2009.
TRINDADE, Sara. As novas tecnologias ao serviço da complexidade no ensino da História. In: Challenges - VII Conferência Internacional de TIC na Educação. Braga: Universidade do Minho, 2011.
WANG, Alexander. O efeito de desgaste de um sistema de resposta do aluno baseado em jogos. Revista Computadores e Educação. Disponível em: https://www.ntnu.edu/idi/. Acesso em 09 jun. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.