Proposta de validação de sequências de ensino e aprendizagem: o estudo de uma SEA sobre cálculo estequiométrico
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17615Palavras-chave:
Sequências de ensino-aprendizagem, Validação, Engenharia da Didática, QuímicaResumo
O objetivo da presente investigação residiu em elaborar e discutir sobre aspectos de validação de uma sequência de ensino e aprendizagem (SEA) sobre cálculo estequiométrico, inspirado na metodologia de pesquisa da Engenharia da Didática. Trata-se da elaboração de uma SEA por um licenciando em Química sob a orientação da professora-formadora, pautado nas seguintes etapas: i) análise prévia; ii) elaboração da SEA sobre cálculo estequiométrico na perspectiva CTSA; e, iii) validação a priori da SEA. Na análise dos dados o foco principal foi o processo de validação a priori, mediante um instrumento de validação baseado nos estudos de Guimarães e Giordan (2013), respondido por oito voluntários. Os dados analisados a partir dos itens avaliativos: estrutura e organização da SEA; problematização da SEA; conteúdo e conceitos da SEA; metodologias de ensino; a escola e a SEA e; a SEA e sua relação com o Projeto Político Pedagógico da escola, auxiliou na compreensão e feedback do material elaborado, assim como identificação dos possíveis ajustes a serem realizados em uma futura aplicação. De forma geral, a organização da SEA em uma abordagem CTSA e a utilização da metodologia de aprendizagem cooperativa Jigsaw tem o potencial para contribuir para uma formação cidadã. Além disso, as discussões apontadas acerca da importância do processo de validação das sequências de ensino aprendizagem e das etapas norteadas pela Engenharia da Didática promove avanços tanto para a escola, para a aprendizagem dos alunos, quanto para área de Ensino de Química.
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