Formação docente em contexto de rede, possibilidades diante da pandemia Covid-19

Autores

  • Eliani Cristina Moreira da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil.
  • José Luís Bizelli Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18767

Palavras-chave:

Sistemas de ensino, Formação docente, Planejamento, Pandemia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades que a pandemia Covid-19, impôs aos sistemas de ensino, relacionadas a formação continuada docente no contexto de rede. Descreve-se e analisa as concepções de formação existentes no processo histórico, por meio da pesquisa bibliográfica e revisão da literatura, numa abordagem de análise qualitativa em educação. Apoia-se no referencial teórico: Scarpa (1998), Imbernón (2011, 2022), Tardif (2014), Placco e Almeida (2015) dentre outros. Na primeira seção far-se-á um histórico sobre as políticas formativas a partir do enfoque institucional. Na segunda seção será realizado a análise do desenho formativo adequado a nova realidade educacional. A terceira seção aponta para o planejamento educacional e políticas formativas. Por último apresenta-se a proposta formativa em contexto de rede diante da pandemia Covid-19. Destacam-se as possibilidades de um trabalho formativo que emerge da prática docente alicerçado no interior da própria rede de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliani Cristina Moreira da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. 

Referências

Alarcão, I. (2003). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez.

Arroyo, M. G. (2000). Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes.

Base Nacional Comum Curricular. (2018). Brasília, DF: MEC. Retrieved from http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Retrieved from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

Decreto n. 8.752 de 9 de maio de 2016. (2016). Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos profissionais da Educação. Brasília, DF: MEC.

Gatti, B. A. (2021). Formação de professores no brasil: Políticas e programas. Paradigma, 42(e2), 01-17.

Imbernón, F. (2011). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez.

Imbernón, F. (2022). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez.

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC.

Ludke, M., & André, M. (2018). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: EPU.

Nóvoa, A., & Alvim, Y. C. (2021). Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, 42, e249236.

Placco, V. M. N. S., & Almeida, L. R. (2015). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. São Paulo: Edições Loyola.

Programa Residência Pedagógica. (2018). Brasília, DF: MEC.

Relatório Conjunto. O Estado da crise global da Educação. Um caminho para a recuperação. UNESCO, UNICEF, Banco Mundial, 2021. Retrieved from https://www.unicef.org/media/112461/file/The%20State%20of%20the%20Global%20Education.pdf

Rocha, E. M., & Lima, J. M. S. (2021). Impactos e desafios do ensino on-line decorrentes da pandemia Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 16(2), 377-390. e-ISSN 1982-5587.

Scarpa, R. (1998). Era assim agora não. Casa do Psicólogo.

Silva, E. C. M. (2018). A supervisão de ensino no sistema municipal de ensino de São José do Rio Preto/SP (1996 a 2016): as especificidades da trajetória histórico-político-normativa e o processo de democratização da educação básica. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista.

Tardif, M. (2014). Saberes docentes e formação profissional (17a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Vasconcellos, C. S. (2014). Planejamento Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. Libertad Editora.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Silva, E. C. M. da, & Bizelli, J. L. (2022). Formação docente em contexto de rede, possibilidades diante da pandemia Covid-19. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e18767. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18767

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.