Tempo de punir e disciplinar: Uma história da instrução na Paraíba (1822 a 1864)

Autores

  • Itacyara Viana Miranda

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2229

Resumo

O ato de revisitar, recriar e reinterpretar o passado da História da Educação paraibana se torna  relevante na medida em que contribui com a produção historiográfica local. Paracompreender as dimensões que concorrem para definir a instrução na Província da Paraíba do Norte no século XIX, se faz necessárioum estudo mais aguçado acerca da dinâmica das relações que se desenvolvem na instrução. O objetivo é apreender as relações de poder entre os vários sujeitos da educação é apreender os métodos disciplinares e punitivos, procurando trazer à tona as “práticas” quase sempre silenciadas. O recorte vai de 1822 com a implantação da monarquia até 1864 quando acorre uma grande reforma na instrução pública e particular na Paraíba. O corpus documental utilizado é retirado do Arquivo Público do Estado da Paraíba - FUNESC e da Coleção de Leis e Regulamentos do INEP; são leis, regulamentos, petições, cartas e requerimentos. A documentação permite visualizar mesmo que parcialmente as práticas normativas e disciplinares empregadas pelo Governo Imperial e o Governo Provincial. Isso nos leva a concluir que a instrução era o elemento norteador da civilização. Ordem, norma e disciplina eram os ideais a serem perseguidos em prol da formação e a consolidação do Estado – Nacional.

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Como Citar

Miranda, I. V. (2022). Tempo de punir e disciplinar: Uma história da instrução na Paraíba (1822 a 1864). Revista Tempos E Espaços Em Educação, 3(5). https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2229

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Artigos