Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos

Autores

  • Isabela Santos Correia Rosa
  • Myrna Friederichs Landim

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3459

Resumo

O Ensino de Biologia tem papel fundamental na abordagem de assuntos importantes para a sociedade. Um ensino que se constrói com modalidades didáticas variadas, pode fazer com que o aluno participe ativamente das aulas. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o efeito da utilização de modalidades didáticas variadas na aprendizagem e motivação de alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, foram desenvolvidas oito aulas de intervenção sobre Divisão celular. Ao final desta etapa, os alunos responderam a um questionário de avaliação. Foi também realizada uma entrevista semi-estruturada com a professora titular da turma, com o objetivo de conhecer as possibilidades de uso dessas práticas no seu trabalho docente. Os resultados obtidos mostram que a utilização de modalidades didáticas variadas nas aulas de Biologia tem efeitos positivos, sobretudo para a motivação dos alunos. Na avaliação das metodologias utilizadas nas aulas, a grande maioria dos alunos (91,4%) afirmou que as atividades contribuíram muito para facilitar o seu entendimento do conteúdo. A professora da turma, por sua vez, afirmou que a utilização de modalidades didáticas variadas, não representa necessariamente uma boa estratégia para a aprendizagem, mas, são úteis para tornar as aulas mais dinâmicas. Em suma, a diversidade das estratégias metodológicas em sala de contribui para atender às particularidades de cada aluno.

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

Rosa, I. S. C., & Landim, M. F. (2014). Modalidades didáticas no ensino de Biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 7(14), 133–144. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3459

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua