Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn

Autores

  • Cristiano Mezzaroba
  • Jaison José Bassani

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3675

Resumo

Neste ensaio teórico tecemos considerações em torno dos conceitos de “campo”, oriundo da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, e de “paradigma”, do físico e epistemólogo da ciência Thomas Kuhn, procurando refletir, em especial, sobre a constituição da Educação Física (EF) brasileira, seu campo acadêmico, científico e profissional. Questionamos se é possível pensar a EF brasileira como campo, relacionada ao modelo kuhniano de paradigmas, e elencamos práticas sociais no interior deste microcosmo como exemplos de padrões paradigmáticos na tentativa de tornar possível o exercício reflexivo que nos propomos. Na análise realizada, identificamos um percurso histórico que demonstra pequenas transformações no interior desta área, como por exemplo, uma aproxima- ção com as ciências sociais e humanas, que causam/causaram micro-anomalias em torno de um modo até então dominante (biomédico) dos seus saberes/fazeres, mostrando o quanto o conflito de ideias e de posições pode enriquecer/fortalecer/transformar o campo.

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Publicado

2015-05-30

Como Citar

Mezzaroba, C., & Bassani, J. J. (2015). Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em PierreBourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(15), 207–222. https://doi.org/10.20952/revtee.v8i15.3675

Edição

Seção

Número Temático "Pierre Bourdieu: da Sociologia à Educação"