O bioma caatinga no currículo de uma escola pública no semiárido paraibano

Autores

  • Pedro José Aleixo dos Santos
  • Monica Maria Pereira da Silva
  • Marília Guimarães Couto
  • Virgínia Gomes Borges

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v9i20.5901

Resumo

Este trabalho objetivou analisar a abordagem do bioma Caatinga nos Projetos Pedagógicos e livros didáticos adotados por uma escola pública do ensino fundamental II, situada no semiárido paraibano. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada de março de 2011 a dezembro de 2012, cujos dados foram analisados de forma qualitativa. Constatou-se a inexistência da temática referente à Caatinga nos documentos norteadores da prática educativa no município investigado. Nos livros didáticos a abordagem ocorre de modo superfi cial, atendo-
-se à caracterização geográfi ca e biológica, desfavorecendo a compreensão das características, potencialidades e fenômenos do referido bioma na perspectiva científi ca, colaborando para a desvalorização e exploração exacerbada dos seus recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Santos, P. J. A. dos, Silva, M. M. P. da, Couto, M. G., & Borges, V. G. (2016). O bioma caatinga no currículo de uma escola pública no semiárido paraibano. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 9(20), 121–132. https://doi.org/10.20952/revtee.v9i20.5901

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua